Cuidados na gravidez

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Cuidados na gravidez

A gravidez chegou e com ela vem algumas mudanças no dia-a-dia de qualquer mulher as que fumam, ingerem bebidas alcoólicas em excesso ou usam qualquer outro tipo de droga devem parar e para aquelas um pouco acima do peso dieta urgente para que possa ter um parto sem maiores problemas.

Os primeiros 3 meses de gravidez

O desenvolvimento do feto passa a ser influenciado principalmente a partir do 17º dia após a concepção.
Nas primeiras dez semanas o aumento de peso é pequeno, basicamente produzido pelo aumento do útero e volume do sangue da mãe.
Ao final dos primeiros 3 meses o embrião que era do tamanho de um grão de arroz terá cerca de dez centímetros e pesará cerca de 5 gramas.

O segundo trimestre da gravidez

Na 13ª semana a gestante começa a engordar cerca de 450 gramas/semana, até completar o final da gestação.
Os órgãos do bebê já estão formados e a natureza agora é a hora do seu amadurecimento e crescimento.
Por isso começa os cuidados com a alimentação que deve incluir altas doses de cálcio, ferro, alimentos frescos, crus e integrais (fibras), assim como complementos vitamínicos receitados pelo médico.
O pré-natal é de suma importância para a grávida e o bebê, o ultra-som indicado pelo médico é ideal para acompanhamento e poderá dizer qual o sexo do bebê.
Faça exercícios corporais e respiratórios que vão ser bastante úteis na hora do parto.  São atitudes e medidas que ajudam a garantir um parto tranqüilo e o nascimento de um bebê saudável.

Os últimos 3 meses de gravidez

O incomoda começa a chegar sem posição para dormir e
cuidados redobrados para as emoções fortes, esforço físico, alimentação e com a saúde em geral.

As grávidas precisam de refeições balanceadas que devem ser ingeridas como almoço ou jantar; apresentam a composição ideal de proteína, carboidratos e gordura nutricional fundamentais para a saúde da mãe e perfeita formação do bebê. Para você futura mamãe capriche no consumo de raízes como a cenoura, a beterraba, o inhame.
Alimentos calmantes e refrescantes também são indicados como o limão, o hortelã, a alface e a erva-doce.

Receitas fáceis:

BOM HUMOR

1 xícara de uvas vermelhas ou negras partidas ao meio e sem a pele e as sementes + suco de 1 laranja lima + suco de 1 limão. Bater tudo no liquidificador e servir imediatamente com 1 cubo de gelo decorando com um ramo de hortelã.

PRISÃO DE VENTRE

1 xícara de mamão formosa picado em cubos + (3 ameixas pretas + 1 colher de chá de sementes de linhaça deixadas de molho em 3 colheres de sopa de água morna) + suco de 1 laranja + suco de 1 limão. Bater tudo no liquidificador e servir imediatamente. Beber mastigando.
Digestivo e desintoxicante – 1 xícara de água de coco + 1 xícara de talos (e folhas) de erva-doce fresca + suco de ½ limão.

SALADA DE FRUTAS
Ingredientes: 1 xícara de queijo cottage / 1 kiwi em cubos / ½ xícara de morangos partidos ao meio / 1 laranja picada / ½ xícara de mamão formosa ou manga em cubos / 12 castanhas de caju.
Preparo: Misture as frutas com o queijo. Divida em 2 taças e cubra com 6 amêndoas em cada.

MOLHO DE IOGURTE COM FRUTAS
Ingredientes: ½ xícara de queijo cottage / 1 xícara de iogurte natural desnatado / 1 ½ xícara de pêssego em pedaços ou a fruta desejada / 12 amêndoas / adoçante natural a gosto e folhas de hortelã picadas.
Preparo: Num liquidificador bata o queijo cottage com o iogurte. Tempere o molho com adoçante a gosto. Divida a fruta em 2 taças e regue com o molho. Decore com a amêndoa e folhas de hortelã. Mantenha na geladeira até servir.

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