Cuidados na Hora da Amamentação

A amamentação é fundamental para a saúde do seu filho e faz toda a diferença para o crescimento e fortalecimento do bebê. O leite materno possui todos os nutrientes necessários para o bebê até o sexto mês e, portanto, não é necessário nenhum outro alimento nesse período, nem mesmo água.

Além dos nutrientes, o leite materno possui os anticorpos que protegem o bebê contra várias doenças, fazendo com que o bebê cresça saudável e feliz, pois além das vantagens nutricionais durante a amamentação, a mãe tem com o bebê um contato físico intenso que proporciona a criança auto-estima e suporte emocional. Porem existem alguns cuidados que devem ser observador e mantidos na hora de amentar.

O preparo da mama deve acontecer ainda durante a gestação. É nessa fase que as mães de primeira viagem devem começar a aprender tudo o que envolve o aleitamento materno. A mãe deve procurar um pediatra durante a gestação para pedir informações sobre a importância da amamentação, a alimentação do bebê e os cuidados que deve tomar.
Algumas técnicas podem ser usadas para  fortalecer o bico do peito e estimular as glândulas mamárias. Tudo deve ser feito para o equilibrio e tranquilidade na hora da amamentação.

Existem algumas dicas que são fundamentais para uma amamentação correta , é fundamental lavar o bico do peito apenas com água. Nunca utilize sabonete.

O banho de sol tambem é um dos melhores procedimentos para preparar os seios. Se possível fique de 10 a 15 minutos tomando banho de sol no seio todos os dias. Sempre antes das 10 horas da manhã ou depois das 16 horas da tarde. Caso não consiga tempo para tomar o banho de sol, você poderá utilizar o calor de uma lâmpada comum com a mesma finalidade. O calor do sol e da lâmpada deixa a pele mais resistente.

As massagens também são indicadas e bem simples de serem feitas . Basta segurar o seio com as duas mãos, uma de cada lado, e faça uma pressão da base até o bico, como se fosse uma ordenha. Repita o movimento cinco vezes com delicadeza, mas com energia. Depois, faça o mesmo com uma mão em cima e uma embaixo do seio. Esse procedimento ajuda na “descida” do leite e pode ser repetido duas vezes por dia.

As mulheres com o bico do seio invertido devem fazer uma massagem específica para estimular a saída do bico para fora. Muitas vezes, durante a gestação ele sai naturalmente, caso isso não ocorra, a gestante deve fazer a seguinte massagem: segure a extremidade do bico com o polegar e o indicador e rode os dedos, como se estivesse aumentando o volume do rádio.

Com essas dicas você estara certamente fazendo o melhor para amamentar o seu filho e terá leite suficiente para nutri-lo por muito tempo.

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe uma pergunta ou sugestão abaixo!