Cuidados necessários nas compras On line

compras-on-line

Cuidados necessários nas compras On-line

É chegada a hora das compras neste período de Natal, Amigo Secreto/Oculto e outras confraternizações trazem um grande número de compras e também as compras on line crescem, mesmo aqueles que nunca compraram pela Internet chegam a procurar este tipo de comércio.

Para uma compra segura pela internet devemos tomar alguns cuidados para não sermos enganados:

Cuidado com os links patrocinados do Google pois há registros de fraudadores que pagaram pelo serviço para destacar suas páginas falsas ou páginas de distribuição de software malicioso (malware).

Evite entrar em sites sugeridos em Spam que recebe poderá ser levado a sites falsos, com objetivo de coletar seus dados financeiros ou instalar programas maliciosos.

Mantenha seu computador protegido por isso instale e mantenha atualizado um Anti-vírus.

Busque sites confiáveis através do Buscapé (www.buscape.com.br) e Bondfaro (www.bondfaro.com.br) ambos têm um processo de filiação sujeito a aprovação.

Você deve ter maior cuidado em compras como MP3 players, câmeras digitais, telefones celulares, laptops, TV LCD, navegadores GPS.
Para sua segurança use o seu próprio computador ou do trabalho para compras.

O uso do cartão de crédito em compras on-line é tão seguro quanto usá-lo em um restaurante, mas mesmo assim muito cuidado.

Não faça compras por impulso você poderá fazer a escolha de pagamento por boleto bancário ou SEDEX a cobrar. Não informe sua conta bancária e CPF, prefira um depósito não identificado. Débitos automáticos incluídos sem a autorização do correntista são uma prática frequente.

Sites de venda que ofereçam ofertas fora da realidade de preços devem ser muito bem investigados para que não ser enganado e ficar sem o produto e seu dinheiro.

Caso faça suas comprar em um computador em que outras pessoas utilizem faça a limpeza dos “cookies” uma sugestão é CCleaner um programa especifico para isso. Assim seus dados serão apagados do pc.
É importante que confira sempre a fatura de seu cartão caso identifique alguma compra irregular informe sua operadora.

Os brasileiros a cada dia que passa se adequar a uma nova forma de compra as on line, assim evitando filas e espera o mundo virtual entra em nossas vidas de todas as formas.

Em compras virtuais há diversos golpes, lojas virtuais falsas, oferecem produtos com preços atraentes e não fazem entrega do produto nem a devolução do dinheiro.

Quando fazemos compras on-line geralmente as entregas são realizadas pelos Correios ou por outras empresas que oferecem “tracking” faça o acompanhamento do seu pedido através do código fornecido pelo vendedor.

Dicas para as compras on line:

Examine o site – Verifique se há e-mail ou formulário para contato e teste o serviço de comunicação.
CNPJ – Confirme o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) da empresa no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br).
Endereço – Peça telefone e endereço para confirmar a existência física da empresa.
Preço – Desconfie de preços muito baixos em relação à concorrência.
Use comparadores – Verifique com outros usuários do site o histórico de negociações do anunciante.
Segurança – Ao realizar transações, verifique se o site é ‘http’ e se possui um ícone de cadeado.
Pagamento – Em caso de depósito, confira se a conta está em nome da razão social da empresa.
Comprovantes – Guarde os documentos que comprovam a compra e o pagamento.
Denúncias – Se for lesado, procure o Procon (www.procon.sp.gov.br) ou uma delegacia.
Evite problemas – Não abra spams e mantenha seu antivírus e seu firewall atualizado.

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário