Cuidados que se deve ter antes de tingir os cabelos

Mudar a cor dos cabelos em casa requer alguns cuidados para que tudo corra bem e o resultado seja satisfatório. Por isso antes de pintar os cabelos em casa fique atenta algumas dicas fundamentais.

Dicas para tingir os cabelos em casa com segurança:

1- Escolha uma tintura de boa qualidade. Se tem outras químicas no cabelo, como alisamento,henê, por exemplo, não faça nenhum procedimento em casa sem consultar um cabeleireiro. As tinturas funcionam da seguinte forma: as escamas do cabelo são abertas para que os pigmentos sejam depositados. Se você faz progressiva, por exemplo, ao aplicar uma tintura vai perder o resultado da escova.

2. Faça sempre o teste de toque recomendado nas embalagens das tintas. O teste vai mostrar se você tem ou não alergia a algum componente da fórmula.

3. Evite mudanças radicais. Para depois não se arrepender do look e ter que pintar novamente o cabelo danificando ainda mais os fios.

4. Faça sempre o teste da cor escolhida em uma mecha. Na maioria das vezes a cor da caixa da tintura nunca fica igual nos seus cabelos.Sendo assim, aplique primeiro em uma pequena mecha para ter certeza que o resultado será a cor desejada.

5. Xampu tonalizante e coloração sem amônia são indicados para quem quer alcançar resultados leves. Eles não cobrem os cabelos brancos. Tintas permanentes ou com amônia escurecem, mantêm ou clareiam a cor natural dos cabelos em até quatro tons.

6. É muito importante lembrar que tinta não clareia cabelo tingido. Por exemplo, um cabelo pintado de preto não pode ser clareado com tinta mais clara. Neste caso somente um profissional poderá fazer descoloração dos fios para depois pigmentar as madeixas.

7. Nada de econômia na tintura. Se seu cabelo é longo ou volumoso, um tubo só não vai dar bom resultado pode até manchar o cabelo então use dois.

8. Na hora de pintar o cabelo em casa use uma roupa velha e confortável, que possa ser manchada e uma toalha velha para cobrir os ombros.

9. Se os cabelos estiverem, como gel, mousse, silicone, spray etc, o ideal é lavar os cabelos 24 horas antes da aplicação da tinta.

Passo a passo da aplicação da tinta no cabelo :

Após ter feito o teste de alergia, desembarace os fios secos com um pente de dentes largos cuidadosamente em seguida faça uma risca no meio, divida-os em mechas. Siga corretamente as orientações da embalagem para misturar a tintura. Não se esqueça de colocar luvas e aplicar um produto ou creme para proteger a pele da testa, nuca, orelhas para evitar manchas na pele.

Quem nunca pintou os cabelos deve começar a aplicação da ponta em direção à raiz, começando pela região da nuca. Para aquelas que pretendem apenas retocar a raiz, o produto deve ser aplicado somente na região crescida do cabelo nunca nas outras partes a não ser que vá mudar de tonalidade (cor).

Para quem deseja retocar a cor do cabelo e tem um pedaço de raiz virgem, comece pelas pontas em direção à raiz, mas aplique o produto no cabelo virgem depois de ter passado 20 minutos do tempo da aplicação nas pontas.

Depois de aplicar em todas as mechas, massageie todo o cabelo delicadamente. Para não retirar o produto, não penteie. Espere o produto agir. Não deixe mais ou menos tempo. Siga exatamente o tempo estipulado na embalagem. O intervalo menor poderá comprometer o clareamento ou a fixação da tinta, que desbotará mais rapidamente. Um tempo superior poderá sobrecarregar os fios de corantes e pode manchar os cabelos.

Passado o tempo de pausa, ainda com luvas, retire com água fria ou morna a tinta dos fios. A água fria ajuda a fechar a cutícula dos cabelos e a fixar melhor a cor. Não use xampu. Depois de remover toda a tinta com bastante água aplique o creme de tratamento. Prontinho agora é só secar os fios com ou sem secador !

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe uma pergunta ou sugestão abaixo!