Cupcakes – Receitas

Lindos e supercoloridos, os Cupcakes ou bolos de xícara, são graciosos mini bolos decorados de jeito divertido. De origem inglesa, ficaram conhecidos mesmo pela cozinha norte-americana, que praticamente reinventou a maneira de preparar e decorar a guloseima. Populares no mundo todo, chegaram não faz muito tempo no Brasil, mas já possuem uma legião de fãs, boa parte feminina, que cada vez mais se encantam com a beleza lúdica dos saborosos bolinhos.

Quer aprender como fazer os fofíssimos cupcakes? Acompanhe então essas três deliciosas receitinhas bem fáceis e práticas de fazer.

– Cupcake de laranja

Ingredientes:

30 gramas de manteiga sem sal, em temperatura ambiente

100 gramas de farinha de trigo branca com fermento

30 gramas de farinha de trigo integral com fermento

½ colheres de (chá) de fermento em pó

Raspas bem finas de ½ laranja

130 gramas de açúcar

2 ovos

Para Decorar:

30 gramas de damascos secos, cortados em fatias finas

Cobertura de ricota:

250 gramas de ricota

55 gramas de açúcar de confeiteiro

Raspas bem finas de ½ laranja

Modo de Preparo: pré-aqueça o forno a 180°C. Forre 18 formas para muffins com forminhas de papel. Numa tigela, ponha a manteiga, o açúcar e os ovos. Peneire ali as farinhas de trigo branca e integral e o fermento, incluindo os farelos que tenham ficado na peneira.

Junte as raspas de laranja e bata com uma batedeira elétrica manual por 2 minutos ou até obter uma massa homogênea e cremosa. Divida a mistura entre as forminhas. Asse por cerca de 20 minutos ou até estarem firmes ao toque. Transfira para uma grade para que esfriem. (Os bolinhos sem cobertura podem ser conservados num recipiente hermético por até 2 dias.)

Cobertura: ponha a ricota numa tigela e peneire ali o açúcar de confeiteiro. Adicione as raspas de laranja e bata com uma colher de pau até estar tudo bem misturado. Espalhe um pouco de cobertura sobre cada bolinho e decore com algumas fatias de damasco seco.

– Cupcake de morango e chocolate

Ingredientes:

6 colheres de (sopa) (140 gramas) de manteiga em temperatura ambiente

1 e ¾ xícara (220 gramas) de farinha com fermento

1 colheres de (chá) de essência de baunilha

¼ xícara (40 gramas) de morangos picados

¾ xícara (150 gramas) de açúcar

½ xícara (120 ml) de leite integral

¼ xícara de gotas de chocolate

¼ colheres de (chá) de sal

3 ovos

Modo de Preparo: pré-aqueça o forno em temperatura média (180ºC). Unte uma forma de cupcakes com capacidade para 12 unidades, ou forre-a com formas de papel para cupcakes. Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme leve e fofo. Bata os ovos, um de cada vez, o leite e a essência de baunilha.

Peneire a farinha com o sal e misture à massa do bolo, sem bater. Por último, junte os morangos e o chocolate à massa. Divida a massa igualmente entre as 12 formas de cupcake e asse por 20-25 minutos, ou até as cupcakes ficarem fofinhas. Deixe esfriar e decore com a cobertura de sua preferência.

– Cupcake de limão-cravo

Ingredientes Massa:

4 colheres de (sopa) de suco de limão-cravo

1 colheres de (chá) de fermento em pó

½ xícara de açúcar refinado

½ xícara de manteiga sem sal

Raspas de 2 limões-cravo

½ xícara de farinha de trigo

2 ovos

Ingredientes Cobertura:

1 colher de (sopa) de manteiga sem sal em temperatura ambiente

1 xícara de açúcar de confeiteiro peneirado

½ colheres de (chá) de essência de baunilha

½ colheres de (chá) de suco de limão-cravo

½ xícara de cream cheese

Modo de Preparo: pré-aqueça o forno médio (180°C). Coloque na batedeira o açúcar, a manteiga e as raspas de limão e bata, em velocidade alta, por 4 minutos, até formar uma mistura cremosa e clara. Adicione 1 ovo e 1 colher de (sopa) de farinha e bata bem. Junte mais 1 ovo e mais 1 colher de (sopa) de farinha e bata bem. Acrescente o fermento e mexa delicadamente. Desligue a bateria e coloque o restante da farinha, alternando com o suco de limão, sempre mexendo com uma colher para misturar bem. Não bata demais a massa senão ela fica dura.

Coloque as forminhas de papel próprias para cupcakes numa forma também própria para cupcakes e encha ¾  cada uma delas com a massa. Leve para assar por 20 minutos em forno pré-aquecido em temperatura média, ou até que um palito inserido nos bolinhos saia seco.

Cobertura: misture todos os ingredientes na batedeira e bata em velocidade alta até formar um creme macio, fofo e homogêneo. Depois de assados, cubra os cupcakes com a cobertura e decore com tiras ou pedaços de laranjas cristalizadas.

Por Malanny Serejo / Fonte: www.livrodereceitas.com.br.

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário