Depressão pós-parto – sintomas e tratamentos

gravidaGr

DEPRESSÃO PÓS-PARTO

O pós-parto é um período muito delicado em que se corre o risco da mulher fazer um quadro psiquiátrico. A depressão pós-parto, também conhecida como postpartum blues pode se manifestar intensamente na mãe e assim acaba trazendo transtornos à nova relação que acaba de nascer mãe e filho.

Os fatores podem ser mencionados como a causa da depressão pós-parto, entre eles:

Fatores biológicos – Vindos da grande variação nos níveis de hormônios sexuais (estrogênio e progesterona).

Fatores psicológicos – relacionados às condições do parto, à situação social e familiar da mulher.

Com os sintomas pode- se identificar os diferentes quadros depressivos do período pós-parto. Na verdade a depressão pós-parto, é um distúrbio emocional comum, e que muitas mulheres tem essa reação no período pós-parto, ocorrendo na primeira semana depois do nascimento da criança.

Os sintomas são crises de choro, fadiga, humor deprimido, irritabilidade, ansiedade, confusão e lapsos curtos de memória.

As reações emocionais no período de pós-parto se resolvem espontaneamente em até seis meses, mas alguns casos é preciso o acompanhamento médico.

Psicose Puerperal e Síndrome Depressiva Crônica são quadros depressivos que podem ocorre no período do pós-parto:

Na Psicose Puerperal, os sintomas são nos três primeiros meses pós-parto sendo mais intensos e duradouros, com episódios psicóticos, necessitando acompanhamento psicológico e internação hospitalar.

A Síndrome Depressiva Crônica é um episódio depressivo e não psicótico, com humor disfórico, distúrbio do sono, modificação do apetite, fadiga, culpa excessiva e pensamentos suicidas. O tratamento deve ser psicológico e medicamentoso, pois os sintomas podem persistir por até um ano.

O diagnóstico precoce de uma depressão pós-parto, ajuda muito as mulheres na solução de seus conflitos para que se possa ter uma relação normal com o bebê.

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário