Dez itens Básicos de Make

Dez itens básicos de make 1

 

Dez itens básicos de maquiagem

Segundo Ines de La Fressange em seu guia de estilo A Parisiense (2011), “Sempre ficamos melhores com um pouquinho de maquiagem!”. Portanto, segue a lista de dez itens básicos que permitem montar diversos tipos de produções.

1 – Corretivo: pode ser líquido, em pasta ou bastão. Os dois primeiros são os mais usados para corrigir as olheiras, pois acertam o tom da pele sem pesar o visual. O formato em bastão é mais indicado para pequenos pontos do rosto, como alguma mancha ou sinal, pois dá maior cobertura. Os corretivos podem ser aplicados com os dedos, pinceis ou esponja. O corretivo geralmente é um pouquinho mais claro que o tom natural da pele.

2 – Base: ela pode ser líquida, cremosa, em bastão ou pó. A primeira geralmente dá cobertura com efeito suave. A cremosa ou em bastão podem deixar o rosto mais artificial. A base em pó dá cobertura leve com resultado natural. É separada por categorias de acabamento, que, em geral, se dividem em luminoso e opaco (matte). As bases podem ser aplicadas com pinceis, esponjas e também os dedos. Escolha um tom compatível com sua pele.

3 – Pó: pode ser compacto ou solto. Serve para tirar o brilho extra da pele após a aplicação da base. Para cobertura pesada, use esponja; para cobertura leve, use o pincel com cerdas fofas. O pó também precisa ser em tom parecido com o da pele.

4 – Blush: pode ser líquido, cremoso ou em pó (solto ou compacto). Apresenta tonalidade como amarronzada, rosada, alaranjada, avermelhada, entre outras. Deve ser aplicado com pincel sobre as maçãs do rosto para dar aparência mais saudável.

5 – Batom: em formato de bastão, pode se apresentar em diversas cores e também texturas, como cremosa, opaca, cintilante. Pode ser aplicado com pincel para melhor acabamento e durabilidade ou diretamente sobre os lábios.

6 – Rímel: pode ter fórmula lavável ou à prova d’água, geralmente na cor preta, mas também há opção em marrom e incolor. Seu propósito principal é destacar os olhos, podendo alongar, definir ou dar volume aos cílios.

7 – Lápis de olho: pode apresentar formato comum, em madeira, ou lapiseira retrátil em embalagem plástica. Comumente é usado nas cores preta e marrom, mas também há opções em branco, bege, grafite, azul, roxo, entre outros. Serve para marcar os olhos, seja na linha d’água ou rente aos cílios superiores e/ou inferiores.

8 – Sombra: na maioria das vezes é em pó (compacto ou solto) ou cremosa. Pode ter acabamento perolado, opaco ou brilhoso (com glitter). Serve para colorir as pálpebras, dando efeitos diferentes através de técnicas que misturam duas ou mais cores. Deve ser aplicada com pincel adequado ou aplicador de esponja.

9 – Iluminador: pode ser líquido, cremoso ou em pó (solto ou compacto). Geralmente tem tom dourado ou rosado. É usado para iluminar as têmporas e acima das maçãs do rosto, também sobre o nariz, em uma linha vertical, dando-lhe aparência mais fina. Acima do lábio superior dá impressão que eles são mais carnudos.

10 – Bronzer: o chamado pó bronzeador pode ser compacto ou solto, geralmente escolhido dois ou três tons mais escuros que o natural da pele. Pode ter acabamento opaco ou perolado. Deve ser aplicado abaixo do osso das maçãs do rosto para afiná-lo, bem como nas laterais do nariz, para mesmo efeito. Finalize o contorno do rosto aplicando nas extremidades da testa, sob a mandíbula e pescoço.

 

 

 

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário