Dia do trabalho ou do trabalhador

trabgrande

O nosso dia
Não poderíamos deixar passar em branco esse dia, em todo o Brasil está sendo comemorado de várias formas é um dia tão especial que foi nesse mesmo dia que perdemos o maior trabalhador que tanto nos deu alegria o nosso inesquecível e glorioso Ayrton Senna.

Todo brasileiro é um batalhador que consegue superar todas as horas com trabalho e dedicação nada mais justo que comemoremos essa data.

Veja aqui alguns direitos do trabalhador:

Carteira de trabalho
A carteira deve ser assinada em 48 horas, a partir do primeiro dia de trabalho. Existe casos de contrato de experiência de 3 meses.

O assalariado tem direito a férias, 13o salário, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e vale-transporte, entre outros.
Alguns casos em que o patrão oferece benefícios como vale-refeição, assistência médica, seguro de vida…

Férias
Para folgar 30 dias, o trabalhador atua por 12 meses.

Salário
O INSS é o único tributo abatido frequentemente nos vencimentos. O Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) só será descontado quando o pagamento ultrapassar o valor de R$ 1.164.

O 13º equivale a um salário mensal. Podendo ser pago em duas parcelas, a primeira deve ser paga até o dia 20 de novembro e a segunda até 20 de dezembro.

Carga horária
No máximo, 8 horas por dia ou 44 semanais. O trabalhador pode fazer ainda até 2 horas extras diariamente.

Jornada diurna urbana: das 5 h às 22 h.

O período noturno vai das 22 h às 5 h. Nesse horário, o empregado deve receber um adicional de 20% nos centros urbanos.

Exame médico
Obrigatório tanto na contratação quanto na demissão, também deve ser realizado uma vez ao ano. Os custos têm de ser pagos pelo empregador.

Na admissão, é realizado para detectar algum problema de saúde contraído na função anterior. Na dispensa, o diagnóstico pode identificar se o empregado foi mandado embora por motivo de doença, o que é ilegal.

Demissão
O trabalhador deve receber aviso prévio, 13o salário e férias proporcionais e multa do FGTS.

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário