Diabetes – Sinais de Alerta

Diabetes – sintomas e consequências

A diabetes é uma doença causada pela deficiência na produção de insulina, que se divide, basicamente, em dois tipos e pode levar a sintomas graves e complicações crônicas. O metabolismo da glicose, gorduras e proteínas é afetado. Atualmente, no Brasil, a diabetes atinge um grande número na população.

A diabetes tipo I é ocasionada pela destruição da célula beta do pâncreas, geralmente se desenvolve por causa de uma doença auto-imune, causando a deficiência total da produção de insulina. A diabetes tipo II se desenvolve devido a um estado de resistência à ação da insulina, juntamente com a deficiência de sua secreção. Estes são os dois tipos básicos da doença.

Além desses, existe a diabetes gestacional, que pode ocorrer durante o período da gravidez. Neste caso, a doença pode ser revertida e passar após a gestação. Também há a diabetes que está associada a fatores genéticos, infecções, uso de medicamentos, drogas, pancreatites e doenças endócrinas.

Alguns sintomas da doença podem ser a sede excessiva, aumento no volume da urina, vontade de urinar durante a noite, fadiga, fraqueza, tonturas, dificuldades de visão, aumento do apetite e perda de peso. Estes sintomas podem se agravar a desenvolver na diabetes tipo I a cetoacidose diabética e na diabetes tipo II, pode gerar o coma hiperosmolar. Algumas consequências da doença podem ser a cegueira; arritmias; infartos; insuficiências respiratórias; “pé diabético” ocasionado pelos problemas na circulação, podendo levar à amputação;  aumento da pressão; anemia; impotência sexual nos homens; deformidades nos dedos e pés também estão entre os problemas que podem ocorrer devido à doença.

 

Por Ingrid de Castro.

Deixe um comentário