Dicas de como educar o filho único

familia-filho-unico-educar

É mais do que normal que o filho único acabe recebendo excesso de amor e carinho, para suprir a falta de um irmão mas muitos pais pecam pelo exagero e acabam tendo problemas futuros principalmente quando querem aumentar a família ou quando essa criança ao crescer sente-se o centro da atenção e começa usar isso ao seu favor , agindo com egoísmo , gênio e mimos. Para criar um filho único corretamente é essencial não transforma-lo no centro das atenções, colocar regras e limites é fundamental para evitar o mimo da criança.

Essa criança precisa se socializar com amigos, e saber que o mundo não gira ao seu redor . A falta de convivência com outras crianças pode tornar o filho único mais egoísta e inseguro. O convívio da criança com primos e amigos ajuda a evitar essa tendência.

O casal que optar pelo filho único também não deve deixa-lo decidir os passeios, e nem que se intrometa no universo adulto, é fundamental evitar que a criança participe de discussões íntimas do casal. Aprenda a dar limites ao seu filho, aprenda a dizer não, mantenha sempre a sua palavra e deixe de castigo quando for necessário. Para o crescimento do seu filho único e evitar o egoísmo ensine a ele a dividir, principalmente quando estiver com mais crianças, estimule seu filho a compartilhar os brinquedos. Parquinhos são ótimos locais para esses exercícios de “cidadania infantil”. Ensine desde cedo a guardar os brinquedos a arrumar a sua cama, deixar o quarto organizado , fazer as tarefas de casa sempre no mesmo horário em concentração .

Jamais faça tarefas pelo seu filho no máximo ajude-o quando ele pedir ou não souber mesmo fazer o que lhe foi proposto. Evite trata-lo como um bebê mas também não o trate como um adulto, saiba entender de suas limitações porém coloque-o sempre no lugar de filho para manter o respeito. Educar é dar limites e fazer-se respeitar como pai ou mãe. Tudo isso sem berros ou usar a força física a criança deve aprender desde cedo que os pais não são seu amiguinhos do colégio e que devem respeito a eles. Pois uma criança sem limites será um fututro adolescente incontrolável.

 

 

 

 

 

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário