Dicas de como parar de roer unhas

Atualizado em:

parar de roer unha Dicas de como parar de roer unhas

Roer unhas é uma mania de muita gente quem pensa que somente crianças roem as unhas esta totalmente enganado. Unhas roidas é muito feio e em algumas situações acarreta alguns constrangimentos para quem tem essa compulsão.

Muitos comentam que o ato de roer unhas é como um vício ex: fumar, beber,comer demais por isso passa a ser diagnosticado como compulsão. Geralmenta quem roe unha é compulsivo e tem algum problema de ansiedade mesmo que subconsciente por isso é indicado um tratamento psicológico para achar a verdadeira causa do problema.

Parar de roer unhas envolve bastante disciplina e força de vontade. É preciso ficar constantemente atento para não se deixar levar pela tentação de roer as unhas.

Isso porque esse hábito é compulsivo, ou seja, difícil de ser controlado. Muitas vezes, a pessoa nem percebe que está roendo as unhas e quando se dá conta o dedo já está destruído, freqüentemente com sangramentos e inflamações.

Os psicólogos afirmam que roer as unhas, na maioria das vezes, funciona como uma espécie de alívio inconsciente para sentimentos como ansiedade e insegurança.

Dicas para parar de roer as unhas:

Procure manter as mãos ocupadas a maior parte do tempo
Atualmente é possível encontrar a venda cosméticos que deixam as unhas com gosto amargo.
Procurar ajuda de um psicólogo ,pode ajudar a diminuir a ansiedade esse talvez seja o melhor caminho para a cura.

Existem outras maneiras nas quais você pode recorrer para tentar inibir a vontade de roer. Homens e mulheres prefiram sempre manter as unhas aparadas e lixadas.

As mulheres têm mais armas a seu favor. Elas podem manter as unhas com esmaltes coloridos – o que costumam funcionar como um lembrete de que elas não poderão roer as unhas.

Passar óleo de oliva ou óleo secante para esmaltes também pode funcionar. Estes óleos amolecerão as unhas e dificultarão o ato de roer. Unhas postiças ou de porcelana também podem ser utilizadas e ajudam bastante.

Principalmente muita força de vontade, paciência e calma são importantes para vencer o impulso de roer as unhas.

Assista o vídeo abaixo e veja algumas dicas de como parar de roer unhas:

Revisado por: em .

16 comentários

  1. minha já ta um pouco grande mais confia em Deus quer da aqui uma semana ta grandeeeee..

  2. o vicio de roer unhas sempre estar presente na minha vida, e agora to tentando parar nao aguento mais ver as amigas de unhas grandes e eu só no sabugo poh isso me entristesse, mas ouvir dizer que quem mexe com água lava muita louça muita roupa a unha cresce muito rápida a minha cresce assim so que quando ja ta com uns 2 cm acima dos dedos aii eu fico pintando toda hora ai o esmalte fica cremoso e eu tiro na boca, e ai sempre gruda um pouquinho no cantinho ai quando eu vou tirar acabar fazendo um lasquinho do lado ai eu corto com os dentes ai quando vejo ja ta toda acabada ai faço nas outras e acabo roendo a unica que consigp deixa comprida é a do polegar me ajudem de como parar nao adianta eu passar pimenta porque a vontade de roer e maior e aii vou e lavo as unhas e coloco na boca quero todas compridas lixadinhas decoradas poxa quero muito e quem nao quer neh…

  3. Graças a deus já estou a três meses sem roer minhas unhas,depois de várias tentativas que fiz como esmalte amargo,unhas de porcelana,sempre acabava roendo novamente.Tenho certeza que dessa vez me livrei desse vício maldito com muita força de vontade e determinacao,estou sempre pintando com base fortificante e endurecedora para crescerem rápido e está funcionando.Espero que meu depoimento encoraje todas vcs que lutam em se livrar desse hábito e se viciem em pintar suas unhas que é muito mais gostoso.bjs

    • Eu não consigo parar,eu não consigo nem um pouco,por mais que eu queira e tenha determinação,socorro me ajudem…..Eu morro de inveja das unhas lindas pitadas e grandes das minhas amigas :(

  4. é muito ruim unha pequena , mas ñ consigo deixar crescer pq roo, é muito triste!

  5. eu consigo ficar algum tempo sem roer unha , mas esqueço e roo de novo; e me arrependo !

  6. A minha história é a mais lgl,estou a anos tentando parar de roer unha,vejo as unhas das minhas amigas acho lindo,eu consigo ficar sem roer,mais ai eu esqueço e roou minha unha,é triste…
    a minha história e deu ficar com a mão na boca seih lá pq,consequenetemente uma unha quebra,ai vou pr a outra,e depois de 2, vai ficar duas unhas pequenas e o resto grande???
    Aii a história piora,esmalte com gosto n funciona,eu morro de raiva do da avon ,comprei ele e td q eu tocava ficava com o gosto!!1
    Alguem pode me ajudar a aparar com essa mania orenda,meu e-mail é:ayllanadacunhaferreira@yahoo.com.br

  7. Eu só tenho 9 anos e tenho o hábito de roer unhas, estou me esforçando cada dia mais, só que eu não consigo mais já fiz de tudo. Gostaria muito de uma dica, tentei parar, quando vem visita na minha casa, eu saio de perto e como, eu acho isso muito feio, é um hábito horrível!!
    Por favor me ajudem!!!

  8. eu tneho 11 anos e tenho esse hábito,odeio fazer isso me deixa até de depressão eu deveria tá curtindo a vida como ela vem mais ñ eu fico chorando me pergunta se eu seria feliz sem roer unhas eu fico muito mais muito chateada comigo memso pq ñ consigo mais hj é o dia de mudar de vida vou para vou tentar ficar passando alcool gel que fica akele cheiro forte além de cuidar da saúde posso parar de roer unha spfffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffff rezem por mim pq eu rezo por vc’s beijosss e boa sorte vcs:)

  9. Uma dica é colocar band-aid nos dedos , ou durex ( qualquer coisa que cubra as unhas ) que ai fica dificil de roer .

  10. Ja caiu duas vezes a minha unha.. quanto ela começa a cresecer e fika comprida eu roo tdo de novo.. eu tento me controlar mas nao consigo, estou fazendo o melhor possivel , mais nao dá.. :(

  11. Eu tenho 13 anos e tenho esse abito orrivel de roer unhas tento me controlar mas nao consigo ja tentei tudo mas nao da minha unha é muito pequena e gostaria de dicas para parar de roer unha !!!

  12. Eu tenho esse hábito ridículo, mas tento controlá-lo, infelizmente não consegui ainda.
    Quando elas crescem eu volto a roer. :(
    Mas estou me esforçando e meu objetivo é acabar com isso de VEZ!!!

  13. rou unhas desde que me conheço por gente ja tentei parar, mais quando elas tavam grandes vinham uma vontade loca de roer ai eu me segurava até o ultimo minuto mais ai eu nao aguentava ruia tudo de novo. é um caos nao sei oque eu fas mais. isso nao vai dar para mim o meu caso é grave e minhas tao descolando e ficando mais pequenas cada ves

Deixe uma pergunta ou sugestão abaixo!