Dicas de Decoração para Quartos Pequenos

Um fenômeno que vem acontecendo na arquitetura das últimas décadas, principalmente nos apartamentos modernos, é a projeção de espaços com maior amplitude para as salas de estar e cozinhas, por exemplo; em contrapartida a quartos cada vez menores e compactos. Sendo assim, na hora de decorar, é preciso cautela para não abarrotar o ambiente com muitos objetos, que acabam por comprometer a mobilidade e o conforto de quem vai se instalar nele. Para saber como decorar quartos pequenos, acompanhe as dicas abaixo:

– Para ampliar a sensação de espaço no quarto, dê preferência a tons claros, como o azul e o verde, que conferem a sensação de maior espaço no local. Enquanto os escuros provocam o efeito contrário.

– Alguns truques ajudam a aumentar quartos pequenos. Como o uso de espelhos. Dica simples e barata, usar um espelho grande em uma das paredes do quarto causa o efeito de amplitude. Outra solução é fazer uma composição das cores do enxoval com a escolhida para pintar o ambiente.

– Para facilitar a mobilidade no quarto, evite os guarda-roupas grandes demais e adote armários menores, que possuem portas de correr. Embora costumem ser mais salgados quanto ao preço, os armários com porta corrida são uma ótima pedida se a idéia é ganhar mais espaço no ambiente.

– Invista em prateleiras. Para guardar objetos, como livros e demais itens é a melhor opção. Se a idéia é ter uma televisão no quarto, opte por um suporte para a TV ou mesmo alguma do tipo LCD ou plasma, que permite ser fixada na parede; o que já reserva uma boa área de circulação pelo quarto.

– Para as camas, opte por usar placas de madeira na parede no lugar da cabeceira de cama, e camas que tenham gavetas, por exemplo. Assim, pode-se ganhar bons centímetros de espaço no quarto. Ao instalar, atente para a distância entre a cama e demais móveis, como o móvel da TV, que deve ter entre 80 cm a 1 metro.

– Elimine todos os objetos que não combinem com a decoração pretendida e que não tenham qualquer utilidade – não há espaço para acolher coisas pouco essenciais. O que escolher manter deve ter um lugar certo, porque ao manter tudo organizado, o espaço vai automaticamente parecer mais amplo e arejado.

– Evite dispor móveis junto à porta do quarto e nas áreas de passagem. Pois, além de não ser prático, vai apertar ainda mais um espaço já por si pequeno. Aposte em mobílias “curtas”, a exemplo de ottomans, poufs e cadeiras sem braços. Quanto aos objetos decorativos, principalmente os que são mais altos, deve colocá-los, de preferência, junto às paredes em vez de no espaço aberto.

 

Por Malanny Serejo

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário