Dicas de Sobremesa para o Natal

 

Receitas de sobremesas para a noite de Natal

Pode parecer exagero, mas o fato é que estamos a poucos mais de três meses do Natal, esta festa tão bonita que reúne amigos e familiares para reviver os bons momentos que passaram durante o ano inteiro. Como todo o mundo sabe, nesta data fazemos a tradicional ceia, com pratos típicos da época e também alguns doces, que são sempre bem-vindos. Vamos ver agora algumas dicas de sobremesas para fazer no dia 24 de dezembro.

Bolo dos Reis – Ingredientes

1 xícara (chá) de uvas-passas pretas
1/2 xícara (chá) de ameixas-pretas
1/2 xícara (chá) de damascos
Raspas de casca de 2 laranjas
3 colheres (sopa) de conhaque
200 g de margarina
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
4 ovos (claras e gemas separadas)
1 lata de leite condensado
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de canela em pó
1/3 de xícara (chá) de nozes picadas
2 1/2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro
4 colheres (sopa) de suco de laranja
Frutas cristalizadas para decorar

Modo de preparo –  Coloque as uvas-passas, as ameixas, os damascos e as raspas de casca das laranjas de molho no conhaque. Na batedeira, bata a margarina até forma um creme. Continue batendo e junte o açúcar mascavo e as gemas uma a uma. Adicione o leite condensado em fio e continue batendo até ficar homogêneo.  Desligue a batedeira, misture a farinha de trigo, o fermento, as frutas picadas no conhaque, a canela em pó, as nozes e as claras em neve. Coloque a massa em uma forma de furo central com 24 cm de diâmetro, untada e enfarinhada. Asse no forno, pré-aquecido a 200 ºC, durante 40 minutos ou até dourar. Deixe esfriar e desenforme. Prepare o glacê: misture o açúcar com o suco de laranja. Cubra o bolo e decore com frutas cristalizadas.

Bolo de Nozes – Ingredientes

150 g de manteiga em temperatura ambiente
1 xícara (chá) de açúcar
3 ovos (claras e gemas separadas)
2 colheres (chá) de raspas de casca de laranja
1/2 xícara (chá) de suco de laranja
1/2 xícara (chá) de farinha de rosca
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
1 xícara (chá) de nozes trituradas
1 maçã ralada

Recheio e cobertura:
1 caixinha de creme de leite
1 lata de doce de leite (400 g)
1 xícara (chá) de nozes trituradas

Modo de Preparo – Na batedeira, bata a manteiga, o açúcar e as gemas. Acrescente as raspas e o suco de laranja. Sem parar de bater, junte a farinha de rosca e a farinha de trigo. Retire da batedeira, misture o fermento em pó, as nozes e a maçã ralada. Bata as claras em neve e junte à massa, misturando delicadamente. Coloque a massa em uma assadeira de 22 cm de diâmetro, untada e enfarinhada, leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos. Deixe esfriar e desenforme.

Recheio e Cobertura: Na batedeira, bata o creme de leite e o doce de leite. Misture as nozes e reserve. Corte o bolo em três partes, recheie e cubra.

Ingrid de Castro.

 

Deixe um comentário