Dicas para Ajudar na Escolha da Profissão

Com a vida adulta, logo chega a hora das responsabilidades e escolha da profissão. Muitos ainda possuem incertezas quanto ao seu futuro profissional; Seja por terem várias opções de carreiras em mente, ou mesmo porque realmente não saberem qual profissão desejam ingressar. Além disso, soma-se a todas essas dúvidas, as sugestões dos pais e amigos sobre qual profissão ele deveria optar; o que pode deixar o estudante ainda mais confuso.

Para ajudar, separamos algumas dicas que irão te ajudar na escolha da profissão ideal. Confira e boa sorte!.

– É importante saber quais são suas vocações. É fato que com trabalho árduo e muita dedicação todos podem ser bem sucedidos, mas todos possuem vocações distintas que podem lhe ajudar na escolha da carreira. Procure saber quais são suas vocações.

– A primeira pergunta que você se deve fazer antes de qualquer escolha é: “O que você espera de sua futura profissão?” Ser bem sucedido? Fazer o que gosta mesmo que ganhe pouco com isso? Viajar o mundo?  Ganhar bem?
Quem não sabe pra onde quer ir não chega a luar nenhum. Escreva o que lhe motiva e veja quais carreiras mais se relacionam com suas características.

– Algumas profissões estão com o mercado saturado de profissionais. Isso não significa que você ficará desempregado depois de se formar, mas pode realmente tornar mais difícil conseguir um bom emprego.

Para resolver esta questão você precisa ponderar sobre os seguines pontos relativos há uma carreira saturada:
Com o mercado saturado fica mais difícil conseguir um bom emprego; É necessário se especializar para poder entrar no mercado; O sucesso profissional pode independer do sucesso financeiro; Muitas vezes é necessário persistência e determinação extra para ser bem sucedido.

– Ao escolher uma profissão o estudante deve ver além do horizonte. Enquanto a maioria dos estudantes pesquisa apenas o mercado atual e a possibilidade futura de mercado para a carreira que pretende seguir, há diversos outros fatores que devem ser analisados antes de tomar a decisão e que na grande maioria das vezes são esquecidos.

– O importante é ter sempre em mente que a chave do sucesso para qualquer carreira é, antes de tudo, ser feliz fazendo aquilo que se gosta, contudo, a trabalho não é lazer e mais do que fazer o que se gosta é preciso ser bem pago pra isso para que através do seu trabalho você possa futuramente suprir as necessidades básicas e possivelmente de sua família.

Por Malanny /Fontes: mundovestibular/carreiras.empregos.

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário