Dicas Para Amamentação

Amamentar é um gesto de amor e de saúde para o seu bebê, o leite materno é fundamental para a saúde do bebê pois possui a nutrição e proteção adequada para o recém nascido. A lactação deve ser oferecida até os seis meses de idade , fazendo esse gesto de carinho você estará garantindo ao seu filho(a) o alimento necessário para as suas defesas imunológicas.

O leite materno é a primeira vacina para o bebê, ou seja, as imunoglobulinas presentes no alimento protegem contra bactérias, vírus e reduz a mortalidade infantil.O leite materno possui também função laxativa, previne a icterícia (amarelão),além de está pronto para ser consumido a qualquer hora do dia e conter a temperatura ideal .O aleitamento materno deve ser estimulado desde que não existam contra indicações médicas , mães portadoras do Hiv não devem amamentar os seus bebês para não transmitir o vírus ao recem-nascido.

Nesse caso o Ministério da Saúde recomenda a suspensão total do aleitamento e a inibição da produção do leite materno. Isso pode ser feito pressionando os seios, com uma faixa ou um sutiã bem apertado, e com o auxílio de medicamentos, que serão prescritos pelo médico.

A preparação da mama na gestação para as mamães liberadas para amamentar os seus filhos é o primeiro passo importante para essa jornada e deve começar com o fortalecimento dos mamilos. A futura mamãe deve deixar a mama exposta ao sol da manhã diariamente por apenas cinco minutos. Caso o mamilo já possua protuberância, não há necessidade de exercícios, mas é necessário massagear a aréola  para torná-la mais macia e elástica.

Durante a amamentação, a mamãe pode oferecer o seio de duas maneiras, com a mão em forma de tesoura ou de concha. Lembre-se não existe um número correto de mamadas – a criança deve ser alimentada sempre que necessário. Outra dica é não determinar tempo para o neném mamar, a mamãe deve oferecer sempre ao recém nascido os dois mamilos.

Vale lembrar que ao iniciar a amamentação a mãe deve estar relaxada e confortável. É preciso paciência e muito carinho, pois o bebê pode apresentar dificuldades nas primeiras mamadas. Afinal essa é uma fase de adaptação da mãe e do bebê.

Outra dica muito importante para a amamentação é que durante esse período as mães não podem consumir alimentos condimentados, bebidas alcoólicas e alimentos com cafeína, pois causam agitação, cólicas e gases no bebê. Siga sempre as orietanções médicas em caso de dúvida ligue para o pediatra sempre que houver necessidade.

 

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário