Dicas para armazenar corretamente os alimentos já prontos

Como armazenar corretamente os alimentos já prontos

Depois de prontos, qual é a maneira ideal para armazenar os alimentos 1

Quem tem o hábito de cozinhar em casa todos os dias sabe que é muito comum sobrar comida. Às vezes erramos na quantidade, às vezes nem todo mundo estava com a fome que imaginávamos ou, até, fazemos a mais para sobrar mesmo e ter aquela praticidade no dia seguinte, sem precisar preparar nada, apenas esquentar o que já está pronto. O fato é que para conseguir consumir os alimentos requentados sem nenhum problema é necessário saber como armazená-los corretamente. Vamos conferir algumas dicas sobre isso:

  • A primeira coisa a fazer para conservar os alimentos sem que a sua qualidade e sabor sejam afetados é retirá-los das panelas em que foram feitos e guardar em potes adequados. O melhor é sempre escolher os potes de vidro, pois eles são bem mais higiênicos que os de plástico, que costumam ficar com resíduos das comidas após muito tempo de uso, enquanto os primeiros após a lavagem estão inteiramente limpos.

Depois de prontos, qual é a maneira ideal para armazenar os alimentos 2

  • É importante também que você saiba como separar os alimentos, quais podem ficar juntos, quais separados. As saladas, por exemplo, costumam ficar bem juntas, mas nunca podem ser acomodadas nos mesmos potinhos em que as comidas que serão esquentadas, a menos que você retire a parte delas antes de levar o recipiente ao micro-ondas.

Depois de prontos, qual é a maneira ideal para armazenar os alimentos 4

  • Se você não quiser fazer grandes investimentos com potes de vidro para guardar os seus alimentos e até para transportá-los, caso você coma fora de casa, leve a sua comida para o trabalho diariamente, invista nos vidros de conserva com tampa, eles são ótimos, resistentes e super baratinhos. Você faz as compras, usa o conteúdo e depois fica com vários recipientes higiênicos para guardar a suas comidinhas do dia a dia. Eles são perfeitos para montar saladas, carregar molhos, sopinhas e outros pratos mais líquidos ou com molho, como um strogonoff, um macarrão, um ensopado, entre outros.

Na sua casa é sempre bom ter um rolo de plástico filme, pois ele envolve completamente os alimentos, vedando bem a entrada de ar, o que costuma fazer com que se estraguem mais facilmente. Esse tipo de plástico também é ideal para guardar frutas e legumes que você usou pela metade, além de separar as carnes por pedaços no seu freezer. Caso tenha algum potinho sem tampa e queira guardar um restinho do almoço ou jantar nele, envolve no plástico filme e está pronto.

 

Por Íngrid de Castro

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário