Dicas Para Comer Menos

Para quem sofre dá “síndrome da Magali”, e adora comer bastante e ainda apresenta tendência para engordar, este hábito tão prazeroso para a maioria de nós, pode se tornar um verdadeiro martírio e fonte de frustração. Ao longo do dia, precisamos distribuir bem a quantidade de calorias ingeridas, onde o recomendado é que sejam divididas em 3 refeições (café da manhã, almoço e jantar) incluindo os lanches nos intervalos.

Entretanto, tem pessoas que não conseguem seguir esta ordem de alimentação e comem praticamente o dia inteiro, hábito que dificulta e muito qualquer processo de perda de peso. Se você se encaixa nesse grupo, dê fim a esse círculo vicioso com as dicas abaixo, de como comer menos.

– Coma alimentos ricos em fibras.  Alimentos “não refinados”, especialmente aqueles integrais e cereais, estimulam o apetite, suprimindo hormônios e faz você se sentir saciado.

– Escove seus dentes. A mudança do sabor dos alimentos com a escovação ajuda a você a resistir a comer mais. Se você fica com aquele gostinho da comida gostosa que você comeu, vai querer atacar mais comida!

– Alimente-se nos horários certos. Não pule o café da manhã e tenha horários regulares para fazer as refeições, pois isso mantém os níveis de hormônios constantes, o que diminui o apetite e interrompe aquelas súbitas fomes no decorrer do dia.

– Coma devagar. Demora algum tempo para que sua mente entenda que seus hábitos alimentares estão sendo modificados. Comer devagar também ajuda ao cérebro entender e aceitar melhor essas mudanças.

– Controle os carboidratos. Se você come pouco carboidrato, seu corpo obtém energia pela queima de gordura, ao invés de carboidratos.

– Controle o tamanho das porções. Isso significa menos calorias ingeridas e, consequentemente, menos gordura armazenada. Ou seja, observe seu consumo diário de comida.  Reduza também o consumo de  gorduras e carboidratos simples (açúcar e o álcool, por exemplo). Em vez deles, opte pelos carboidratos complexos como, por exemplo, grãos inteiros que ajudam a estabilizar o açúcar no sangue e as fibras aumentam a saciedade do organismo e você come menos.

– Não desanime! Ao invés disso, use o método de compensação se um dia lhe deu uma loucura e deu uma recaída, comendo em uma quantidade maior ou comidas mais calóricas. Não pare com sua busca na perda de peso e sua dieta pensando que tudo está perdido. Se um dia ou em um momento aconteceu isso, compense nas outras refeições e no outro dia, fazendo refeições mais leves e saudáveis. E tenha força de vontade.

– Pratique Exercício! A atividade física é muito importante no período de emagrecimento, o que ajuda a comer menos, já que o exercício te deixa mais motivado e pode fazer com que os resultados apareçam mais rápido.

 

Por Malanny Serejo / foto : divulgação

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