Dicas para conseguir o corpo ideal

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Corpo Ideal
Os exercícios físicos trazem benefícios à saúde, tais como o aumento do gasto energético, melhora da coordenação motora e da capacidade cardiorrespiratória, possibilita a redução do estresse e do risco de doenças crônicas, como hipertensão, obesidade e diabetes.

Mas vale lembrar que a alimentação equilibrada é necessária para preparar o organismo para o esforço, fornecendo os nutrientes necessários que irão variar de acordo com o tipo de exercício e o objetivo da pessoa.
A regra básica para um corpo ideal é a refeição fracionadas em três pequenas e três médias num intervalo de duas em duas horas.

Para emagrecer
O certo é uma alimentação rica em fibras, algo em torno de 20g a 30 g por dia. As fibras asseguram um bom funcionamento do intestino, reduzem a sensação de fome e auxiliam na prevenção de doenças como o aumento do colesterol. Abusem das frutas e verduras, carnes magras e grãos integrais. As atividades físicas voltadas para quem quer perder peso devem estar ligadas a alimentação certa.

Para ganhar massa
O cardápio deve ser rico em carboidratos e proteínas. Carnes em geral, ovos, peixes, os chamados carboidratos complexos, batata doce, arroz, macarrão e pães integrais e vegetais, ricos em vitaminas e minerais, que auxiliam a manutenção do equilíbrio eletrolítico do organismo. A pessoa que quer aumento muscular deve ingerir uma quantidade maior de calorias do que a que ele gasta por dia.

Hidratação
A hidratação é muito importante para quem pratica atividades físicas, desde caminhadas a exercícios de grande intensidade, a hidratação deve ser levada a sério. Após a atividade física, é preciso continuar a se hidratar até que todo o líquido eliminado durante o treino seja reposto.

Combata a flacidez e a gordura localizada
Reduza as calorias, diminuindo a ingestão de alimentos gordurosos. Substitua as carnes vermelhas do seu cardápio pelas carnes brancas de peixes ou aves. Evite frituras, prefira os alimentos ao vapor, grelhados, cozidos ou assados.

Diga não aos doces, chocolates, prefira as frutas. Molhos gordurosos, fora do cardápio diga sim aos alimentos integrais, pois são ricos em fibras que ajudam no bom funcionamento do intestino e auxiliam na excreção do excesso de gorduras e colesterol da dieta.

Sal com moderação, o excesso deste traz a retenção de líquidos pelo organismo.
Mastigue bem os alimentos. Este processo permite que o processo digestivo seja mais lento, tendo maior tempo para o órgão enviar mensagens para o cérebro.
Faça várias refeições ao dia em pequenas porções, isso facilita a digestão. Seu apetite será menor e o organismo mandará menos reservas para os depósitos de gordura.
Beba pelo menos dois litros de água por dia.

Aumentar a massa muscular:

Alimente-se depois do exercício para ajudar na recuperação de seus músculos e repor as fontes de energia.

Faça de cinco a seis refeições por dia. Café da manhã, lanche, almoço, lanche, jantar e um lanche antes de dormir.

Não fique mais de duas horas sem comer nada. Coma devagar e mastigue bens o alimentos.

Os carboidratos massas e pães são ótimas fontes energéticas. Mas dê preferência aos pães integrais, pois são nutritivos e também ricos em fibras e vitaminas do complexo B.

Procure incrementar os lanches com cereais integrais, aveia, linhaça etc.

Adicione passas, castanhas, torradinhas nas saladas.

Aumente gradativamente a quantidade dos alimentos nas refeições, para que aumente a capacidade de armazenamento do estômago.

Evite comer qualquer outro alimento, antes das refeições principais, isto pode afetar seu apetite.

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