Dicas para controlar que a casa fique cheia de pó

Toda dona de casa sabe o quanto é trabalhoso manter o lar sempre arrumadinho, com tudo no lugar e, acima de tudo, bem limpinho e higienizado. Além de todos os fatores que contribuem para a desordem e sujeira da casa, a poeira está entre as coisas mais indesejáveis. Parece impossível controla-la, até porque, precisamos abrir as janelas e portas para que o ar da casa seja trocado sempre que possível. Veja algumas dicas para evitar que a sua casa não fique tão empoeirada:

Como prevenir que sua casa fique cheia de pó 1

  • A importância da limpeza

Em geral, quando entramos em uma casa (ou até na nossa mesmo) e notamos que os móveis estão com uma grossa camada de pó, já é possível saber que a faxina anda atrasada por ali. O fato é que além de a poeira ser um fator visual e de arrumação negativo para o seu lar, ainda é um risco para a sua saúde e de seus familiares, pois com o acúmulo de pó é mais fácil desenvolver alergias ou desencadear crises alérgicas que estavam controladas.

  • Evite tapetes e carpetes

Uma dica bem simples para reduzir o acúmulo de pó dentro de casa é investindo em pisos frios ou assoalho de madeira em vez de carpetes ou muitos tapetes. Estes dois últimos acabam retendo muita poeira e sujeira, assim o ambiente está sempre necessitado de limpeza e se torna um lugar perfeito para proliferação de ácaros.

Como prevenir que sua casa fique cheia de pó 2

  • Proteção na soleira das portas de rua

Outra coisa legal que você pode apostar são os protetores para porta, aquelas cobrinhas de tecido preenchidas com areia ou alguns tipos de tapetinhos que cobrem aquela parte de baixo da porta, impedindo a entrada de poeira da rua para dentro do seu lar. Use em todas as portas que ficam para o lado de fora da sua casa. Você notará a diferença significativa.

  • Estofados em couro reduzem o acúmulo de poeira

Os móveis estofados, como sofás, cadeiras e poltronas também costumam ser um lugar perfeito para o acúmulo de poeira. A dica é investir nestes móveis feitos com material que não tenha aderência para o pó, como o couro, o vinil, entre outros. Desta forma, os móveis podem ser facilmente higienizados, apenas com o auxílio de um pano úmido, ao contrário dos estofados em tecido, que necessitam de um aspirador de pó para limpar bem cada cantinho.

Enfim, estas são apenas algumas dicas básicas, mas nenhum delas substitui uma boa limpeza periódica.

 

Por Íngrid de Castro

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário