Dicas Para Corrida de Rua

Dicas para corrida de rua

Vedetes em matéria de fitness, a corrida é hoje o esporte da moda. Em qualquer revista de celebridade, lá está aquela famosa, dizendo que enxugou não sei quantos quilos em tempo recorde, apenas correndo na praia ou calçadão. Esporte de intensa queima de calorias, a corrida é considerada como um dos melhores exercício aeróbicos. Ideal para quem quer secar alguns quilinhos, sem ter que para isso, reduzir drasticamente a quantidade das porções à mesa.

Outra prática bastante comum atualmente é a corrida de rua. Aquelas maratonas, tipo são silvestre, elas estão tendo cada vez mais adeptos. Para quem não sente bem em ambientes fechados, e não gosta da vibe das academias, se tornar corredora é uma boa opção. Sem falar na liberdade, pois as academias têm hora para fechar, e podem não ser encontradas em todos os lugares.

Já pensou se você viaja para o Butão? Aposto que não tem academia lá. E aí, vai ficar sem mexer o corpinho? Com a corrida não tem essa, você pode se exercitar em qualquer lugar. Mas antes de sair correndo, saiba o que fazer para que os benefícios não se tornem dores de cabeça depois.

– Antes de praticar qualquer esporte, sobretudo a corrida, que exige bastante esforço físico, é necessária a realização de alguns exames médicos. O mais indicado é o teste ergoespirométrico – palavra esquisita, né? – mas a intenção é bem simples, checar as funções cardiológica e respiratória da pessoa. Se você for hipertensa ou possuir algum problema cardíaco, a pratica da corrida é desaconselhada.

– respeite o seu tempo de evolução e comece devagar, com trotes até sentir que está conseguindo realmente correr num ritmo mais acelerado. Não queira nas primeiras vezes correr 10 quilômetros, que além de correr o risco de alguma lesão, não vai conseguir chegar ao fim, o que pode levá-lo a frustração e abandono do exercício. Vá gradativamente aumentando o tempo e ritmo das corridas. E não dispense o aquecimento e alongamento antes e depois do treino, eles são fundamentais um bom desempenho.

– Use sempre tênis apropriados para a prática de corrida, os que contenham amortecedores são uma ótima escolha. Pois retém e diminuem o impacto nos joelhos. Para evitar bolhas e calos, o uso de meias também é indispensável. Quanto às roupas, bermudas e leggings de tactel, junto com camisetas regatas – que facilitam a transpiração – são ideais para que você tenha o máximo de conforto e mobilidade na hora de correr.

– Preste o máximo de atenção no lugar onde está correndo. Evite pistas com grande circulação de veículos, para não ser pega de surpresa por algum carro desgovernado em sua direção. Evite também correr em terrenos sem calçamento. A grande concentração de pedregulhos e buracos é risco certo de levar topadas e tombos feios, ainda mais se você estiver distraída ouvindo música.

– Não se esqueça da garrafinha d’água, se hidratar durante o treino é fundamental. E do boné, óculos e protetor solar nos dias de muito sol.

– Se for participar de uma corrida de rua, seja ela meia maratona ou a são silvestre, uma dica é dias antes do evento, conhecer o local da prova. Vale até ensaiar umas corridinhas por lá… Isso já vai deixá-la familiarizada com o lugar, e aumentar muito seu desempenho no dia.

– Se costuma correr pela manhã, não o faça de barriga vazia. Consumir uma fruta antes do treino vai garantir mais energia e pique para encarar o exercício. A fruta ideal? Banana. Ela é perfeita por conter potássio, o que evita as famigeradas câimbras, terror dos malhadores de carteirinha.

Por Malanny Serejo

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