Dicas para Decorar a Cozinha

Um cômodo muito importante, mas que algumas vezes pode ser ignorado ou esquecido na hora da decoração da casa, é a cozinha. No entanto, uma cozinha bem decorada é o passaporte para maior criatividade na hora de encarar, pois, com esse espaço mais bonito e estiloso, com certeza vai aumentar sua vontade de passar mais tempo nela e, quem sabe, se animar para definitivamente aprender a cozinhar; ou se já domina arte, criar novas e deliciosas receitas. Para se inspirar, confira, abaixo, dicas de decoração para cozinhas:

– Antes da decoração propriamente dita, é preciso passar pela fase da organização, ou seja, dedique algum tempo à análise dos seus armários – para ver se estão devidamente arrumados de forma a não desperdiçar cada precioso centímetro – e bancada – deixe à mão apenas o que utiliza diariamente. Se encontrar objetos que estão velhos ou danificados e nunca mais usou, jogue fora ou recicle-os. Se tiver espaço noutro local da casa para os livros de receitas ou para o serviço de jantar que só usa em ocasiões especiais retire-os da cozinha.

– Ao planear o layout da sua cozinha, guarde os acessórios conforme necessita deles, ou seja, panelas, pegas e colheres de pau devem estar junto do fogão, enquanto pratos, talheres e copos devem ser guardados próximo da zona de refeição. Para uma melhor otimização do espaço nos diferentes armários, instale divisórias e tabuleiros para uma disposição mais eficiente.

– Para criar uma cozinha com um efeito amplo, principalmente se a sua for pequena, e com um design estiloso e moderno, opte por armários lisos eletrodomésticos sempre que possível. Com tudo alinhado, a cozinha ganha espaço e um efeito visual sofisticado e convidativo.

– Use e abuse das paredes. As barras de afixação à parede permitem, graças aos seus sistemas de ganchos, ímãs ou suportes, pendurar desde chaves, utensílios diversos, a toalhas e especiarias, aliviando, assim, a carga da bancada. Aproveite ainda a parede para afixar um quadro magnético ou de cortiça para poder pendurar todos aqueles papeizinhos que estão a encher uma gaveta que pode servir para acolher coisas mais úteis.

– Não esqueça do teto. Ele também pode ser um excelente aliado na decoração: pendure, a partir de suportes de teto, as suas panelas (mas, para isso, certifique-se de que elas estejam sempre brilhantes) ou uma planta (para dar mais vida à cozinha!); pode ainda colocar um ventilador de teto ou um lustre pequeno, que confere maior charme ao ambiente

Por Malanny Serejo / Fonte: eudecoro.com/abril.com.br

Deixe um comentário