Dicas Para Economizar Energia Elétrica

No inverno, por causa do frio, geralmente o consumo e energia costuma aumentar, deixando, consequentemente, a conta mensal de energia bem mais salgada. Como nessa época do ano o uso de eletrodomésticos é mais frequente, e de equipamentos como o chuveiro elétrico, que, mesmo espantando o intenso frio do inverno, contribui bastante para o alto gasto de energia elétrica. Para a aprender como economizar, fique atenta as dicas abaixo:

–  – Pinte o teto e as paredes internas com cores claras, que refletem melhor a luz, diminuindo a necessidade de iluminação artificial, economizando energia elétrica.

– Limpe regularmente as luminárias e lâmpadas, pois o acúmulo de pó, com o tempo, reduzirá a iluminação do ambiente.

– Oscilações excessivas na rede elétrica podem ocasionar redução na vida média da lâmpada.

– As lâmpadas fluorescentes não devem ser utilizadas em circuitos com minuterias ou dimmers (regulador de luz), pois haverá redução na vida média da lâmpada.

– As lâmpadas, em sua maioria, devem ser instaladas com proteção a choques térmicos e umidade.

– De preferência à reatores eletrônicos, que podem trazer para sua lâmpada fluorescente: maior fluxo luminoso; maior vida média; e, principalmente, economia de energia elétrica, entre outras vantagens.

– Utilize em luminárias embutidas ou spots as lâmpadas incandescentes refletoras, que possuem o facho de luz dirigido, com maior aproveitamento da luz produzida e direcionando o calor gerado para o facho de luz, não causando superaquecimento na luminária. Outra opção seria utilizar lâmpadas fluorescentes compactas sem o reator integrado, para melhor aproveitamento físico da luz produzida, ficando sobre o forro, o reator.

– Na hora da escolha da lâmpada, verifique sempre a tonalidade e temperatura da cor. A lâmpada poderá possuir temperatura de cor que basicamente são de:6.500K (aparência de cor fria, branca-azulada).Lâmpadas com aparência de cor azulada, passam a sensação de ambiente frio, dinâmico e limpo. Indicado para locais como: cozinha, banheiros, ambientes hospitalares e outros.2.4.000K (aparência de cor neutra, branca-neutra). Lâmpadas com aparência de cor branca, iluminam o ambiente de forma natural, sem influenciar na aparência de cor do local.4.2.000K (aparência de cor quente, branca-amarelada).

-verifique e opte por lâmpadas de alta eficiência luminosa (Lm/W), pois elas produzem mais luz com menor consumo de energia elétrica.

 

Por Malanny Serejo

Deixe um comentário