Dicas para economizar luz e baixar os gastos

economia_luz

Quando o assunto é conta de luz tem gente que se treme todo só de pensar na fortuna da próxima conta de luz que esta por vir ,  realmente tem que se preocupar pois a conta de luz parece sempre  aumentar um pouco mais  a cada mês .

Porem é  fácil usufruir da comodidade dos eletrônicos e eletrodomésticos sem que a conta de luz pese no orçamento e você acabe arrancando os cabelos no fim do mês.

Reuni algumas dicas que fazem toda a diferença no seu bolso no fim do mês se você fizer corretamente , vai notar como economizou.

Tenha uma cozinha econômica

Geladeira e freezer econômico com baixo consumo de energia:

· Instale-os longe do alcance dos raios do sol e não abra a porta a toda hora: sempre que você faz isso, o ar frio de dentro escapa. Aí, o eletrodoméstico precisa trabalhar mais para resfriar o ar quente que entrou, e, conseqüentemente, gasta mais energia elétrica.

· O mesmo acontece quando você coloca alimento muito quente lá dentro. Portanto, espere esfriar a comida antes de colocar os potes fervendo.

Fogão econômico:

· Leia o manual de instruções assim que comprar, para seguir as recomendações e aumentar a vida útil dele.

· Instale-o onde não haja corrente de ar a fim de não retardar o cozimento da comida. Isso economiza gás!

· A instalação deve ficar uns 5 cm distante de outros eletrodomésticos ou móveis para não danificar nenhum.

· Mantenha as panelas sempre fechadas. Dessa forma, o calor não escapa. Isso também poupa seu sudo dinheiro. Ah, e cozinhe sempre em fogo baixo!

· Troque as mangueiras do gás a cada cinco anos – é mais seguro e produtivo.

Liquidificador e batedeira sem dor de cabeça:

· Jamais deixe os aparelhos funcionando enquanto realiza outras atividades. Além de consumir mais energia, pode desandar a receita!

· Se o copo do liqüidificador rachar, ao invés de comprar um aparelho novo, compre apenas o copo. Desse jeito, você continua aproveitando a peça antiga e não gasta mais do que o necessário.

Torneira elétrica

· Só a ligue se a louça estiver com muita gordura (a água quente facilita a remoção da sujeira) ou se o dia estiver bastante frio.

· Fique atenta às instruções da embalagem e à potência da peça (compre a indicada para a sua região).

Microondas econômico com baixo consumo de energia :

· Este eletrodoméstico serve para aquecer a comida. Esqueça a função de relógio. Quando não estiver usando, tire-o da tomada!

TV e rádio

· Procure usá-los fora do horário de pico (das 18 h às 21 h). Dependendo da região, o valor cobrado  pode ser maior. Nunca os deixe em stand-by e adote  sempre a função timer (desligamento programado).

· Benjamins e emendas nos fios aumentam o gasto.

Computador sem grandes gastos:

· Quando fora de uso, desligue o monitor e programe a proteção de tela para entrar em, no máximo, cinco minutos de inatividade.

Para lavar e passar roupa com econônima no bolso:

· Junte muitas peças antes de pôr a máquina para funcionar. Mas nada de sobrecarregar o aparelho: confira no manual de instruções a capacidade máxima de roupa indicada!

· Limpe o filtro quando a máquina começar a soltar fiapos na roupa.

· Tão logo a máquina terminar de bater a roupa, tire-a imediatamente a fim de não deixá-la muito amassada. Isso dificulta na hora de passar e, portanto, gasta mais energia.

· Estenda a roupa no varal. Ao retirá-la, dobre direitinho para não amassar tanto.

· Passe as roupas apenas uma vez por semana.

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe uma pergunta ou sugestão abaixo!