Dicas para organizar, armazenar e limpar suas bijoux

A maioria das mulheres adora acessórios, por isso acaba sempre comprando novas peças e até ganhando de presente em ocasiões especiais. Com tantas opções, precisamos também de espeço para guardá-las corretamente, pois quando o assunto é bijuteria, todo cuidado é necessário para que elas não se estraguem. Como todo mundo sabe, bijoux não é joia, por isso é muito mais frágil e suscetível a danos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

Confira algumas dicas para guardar e cuidar dos seus acessórios com muito apreço:

 

  • Saquinhos de tecido com fita

Para começar, devemos lembrar que as bijuterias geralmente são feitas de materiais não-nobres, por isso podem ficar com manchas escurecidas, descascar e também perder o brilho das pedrarias com o tempo, ainda mais se não forem cuidadas e armazenadas corretamente. A primeira dica é guardar sempre as suas bijoux em saquinhos separadamente, cada uma em seu saquinho. Você pode confeccionar saquinhos de tecido para uma fitinha na ponta para amarrar, assim as peças ficam bem protegidas.

  • Bandejas e suportes de veludo

Além da opção dos saquinhos, você também pode apostar nos organizadores de bijuterias, igualzinho aqueles usados nas lojas. As bandejas de veludo com espaços para anéis, por exemplo, são ótimas opções. Já os apoios para pulseiras e braceletes, também valem o investimento, especialmente se você tiver muitas peças desse tipo.

  • Caixas organizadoras com divisórias

Outra maneira de guardar a suas bijuterias e semijoias é em caixinhas com separadores. Existem no mercado muitos tipos de caixas que contêm espaços determinados, assim cada peça fica no seu espacinho, evitando que elas entrem em contato umas com as outras. O único problema desse tipo de organização é que às vezes as suas peças não cabem perfeitamente nos espaços.

  • Dicas para limpeza das peças

Agora, falando em limpeza de bijuterias, é importante ressaltar que os metais mais frágeis não podem entrar em contato com química muito pesada, pois acabam estragando. Para limpar brincos, colares, anéis e pulseiras, você pode usar só um pano macio seco para dar polimento.

Em peças folhadas a ouro, experimente usar uma solução de água morna e bicarbonato, deixando a peça de molho por alguns minutos. Isso faz com que o brilho retorne. Agora, peças envelhecidas e com pedrarias, tente limpá-las com água e sabão neutro, mas sem deixar de molho.

Não é aconselhável ferver nenhum tipo de bijuteria, pois elas tendem a ficar danificadas.

Por Íngrid de Castro

 

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário