Dicas para Preparar uma Ceia de Natal Light

Ceia light – dicas e cardápio

Com as festas de final de ano chegando, junto com todos os preparativos, também fica a preocupação com o cardápio das ocasiões. Geralmente, comemos coisas quem nem fazer parte de nossa alimentação durante todo o ano, e a chance de passar mal com toda a comida exagerada é bastante grande.

Muitas pessoas que não podem alimentar-se com as típicas comidas das ceias de Natal e Reveillon acabam sofrendo um pouco nessas ocasiões. Afinal de contas, quem já provou uma guloseima e gostou, e por algum motivo teve de deixar de comê-la, pode ficar frustrado ao ver todos os convidados se deliciando. Para não privar ninguém de comer coisas gostosas, o ideal é aprender a fazer uma ceia light, adequada para todos. Até quem não necessita desse tipo de alimentação poderá comer sem notar nada.

Fuja das frituras, prefira todos os alimentos na versão light, utilize as gorduras boas como azeite de oliva extravirgem e óleo de canola.

Dica de cardápio:

Entrada – Salada de agrião, tomate e cereja, mussarela de búfala e nozes. A noz e a castanha são frutas da época e devem ser consumidas com outros alimentos, porém não mais do que duas ou três unidades.

Prato principal – Peru assado, arroz com sete grãos, uva-passa e nozes. O arroz com sete grãos é rico em cereais integrais, portanto, possui grande valor nutritivo. Pode ser incrementado com uvas-passas, que são pouco calóricas.

Sobremesa – Frutas secas, castanhas e nozes, mousse de maracujá ou sorvete de frutas da estação (pêssego, manga, uva, ameixa). São mais saudáveis e menos calóricos do que pudins, manjares, pavês e outros doces mais elaborados. As frutas naturais também são ótimas, se não a melhor pedida para acompanhar o cardápio light.

Por Ingrid de Castro

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