Dicas Para uma Ceia Saudável no Natal

Ceia de Natal nutritiva – dicas para evitar o exagero de calorias

Ainda faltam alguns meses para o Natal, mas muitas pessoas já estão se preparando e pensando em tudo para deixar a festa em família ainda mais bonita, especial e também saudável. Isto mesmo, não há ano em que ninguém reclame do tanto de coisas calóricas que comeu, por isso vamos em 2012 apostar em opções mais leves e nutritivas. Veja algumas dicas abaixo para deixar a sua ceia equilibrada.

Você pode começar a ceia com algumas porções de salada verde crua. Faça a salada e sirva em recipientes pequenos, como uma entrada. As fibras presentes nos alimentos, como rúcula, alface, brócolis e outros ajudam a diminuir a vontade de comer todas aquelas coisas que engordam, que são as carnes e massas.

A arroz que acompanha vários pratos da tradicional ceia pode ser trocado do branco comum para o integral, aproveite e adicione vegetais e legumes cozidos, como cenoura e milho, além das frutas secas, tipo passas de uva e ameixas. Fica uma delícia, com certeza toda a sua família vai adorar.

Para os pratos principais, deixe de lado as frituras e carnes demasiado gordurosas, dê lugar aos assados, cozidos e grelhados. Invista também nas oleaginosas e frutas secas para acompanhar.

Nas sobremesas, tente evitar os doces muito calóricos, principalmente todos aqueles cuja base é o leite condensado, rico em calorias. Aproveite frutas em compota, aveias, frutas secas, amêndoas, castanhas, nozes e outros alimentos nutritivos para rechear tortas e bolos.

 

Ingrid de Castro.

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