Dieta Anti-Ansiedade

Alimentos redutores da ansiedade

A ansiedade é um sentimento muito comum, tanto nos homens quanto nas mulheres. Geralmente, essa aflição que nos consome dia-a-dia está relacionada com a rotina de trabalho, do lar, dos relacionamentos e problemas que estão envolvidos em nossa vida. Essas conturbações podem gerar a ansiedade e muitas vezes as pessoas procuram mascará-la exagerando nas comidas.

Comer tudo que você tem vontade proporciona ao nosso corpo uma sensação de satisfação, de prazer, mas no fundo estamos fazendo as coisas erradas, enganando nosso organismo, melhor, deixando-o mal acostumado. A alimentação pode ajudar muito no combate a ansiedade, mas engana-se quem pensa que a maneira correta é devorando uma barra de chocolate ou pote de sorvete.

Os alimentos ricos em triptofano são ótimos para auxiliar na redução do stress, além de aumentarem o bom humor. Tudo isso acontece porque esses aminoácidos ajudam o cérebro a produzir substâncias que promovem o bem-estar. O triptofano pode ser encontrado no leite, aveia, queijo, soja, peru, frango e gergelim.

As proteínas também ajudam muito na produção do bem-estar, além de transmitirem impulsos nervosos ao cérebro, os neurotransmissores. As proteínas podem ser encontradas na soja, leite de soja, peixes, ovos, feijão, queijo, lentinha e outros.

A deficiência de vitamina B, como a B12 e ácido fólico pode desencadear a depressão em algumas pessoas, por isso coloque em sua dieta alimentos que contenham esses nutrientes. Essas vitaminas podem ser adquiridas por meio de suplemento nos nas carnes de aves, verduras verde escuro (como espinafre ou couve), laranjas e outras frutas cítricas, além de arroz e feijão.

Sugestão de Cardápio da dieta anti-ansiedade

  • Café da manhã

1 xíc. (chá) de café com leite desnatado

2 fatias de pão integral light com 1 col. (sobremesa) de cream cheese light e 2 fatias de blanquet de peru

1 ameixa vermelha ou 1 mexerica

  • Lanche da manhã

Polpa de 1 maracujá com 1 col. (sobremesa) de açúcar (opcional)

1 biscoito integral

  • Almoço

Salada de alface à vontade com 1 col. (sopa) de beterraba crua ralada temperada com sal, vinagre e um fio de azeite

3 col. (sopa) de arroz integral

½ concha de feijão

1 filé médio de frango grelhado

3 col. (sopa) de escarola refogada

1 copo (200 ml) de suco de maracujá com adoçante

  • Lanche da tarde

1 taça de salada de frutas com 2 col. (sopa) de groselha light (opcional) e 1 col. (sopa) de cereal sem açúcar

  • Jantar

Salada de folhas verdes à vontade com 1 filé médio de frango desfiado, 1 tomate, ½ pepino, 1 palmito, 1 col. (sopa) de cenoura crua ralada e 2 torradas temperada com molho light de iogurte

1 kiwi ou 1 maçã

  • Ceia

1 fatia de abacaxi

1 xíc. de chá de maracujá

 

Por Ingrid de Castro.

 

Deixe um comentário