Dieta da Evolução – Cardápio

Buscar a longevidade com uma dieta e um ritmo de vida assemelhados aos da Idade da Pedra é a aposta de Arthur De Vany, autor do livro A Nova Dieta da Evolução, que a editora Larousse traz para o Brasil. O livro foi lançado nos Estados Unidos no início de 2011 e se tornou best-seller. Embora polêmico, milhares estão seguindo o ritmo de vida proposto por De Vany.

O próprio autor de A Nova Dieta da Evolução é o paradigma para a “dieta paleolítica”, o nome que ganhou tal estilo de viver. Até o final do século 20 economista renomado e militante, nos últimos dez anos Arthur De Vany passou a experimentar a dieta e as práticas físicas que agora propõe para todos. Aos 73 anos, é um exemplo de saúde e vigor e se considera uma prova viva dos benefícios de viver como um homem das cavernas.

A proposta de A Nova Dieta da Evolução é a abolição completa dos alimentos industrializados, carboidratos, lacticínios, gorduras e álcool, a prática de jejuns ocasionais para reduzir as taxas de insulina no sangue e exercícios intensos uma ou duas vezes por semana. Enfim, um cardápio e um ritmo de vida assemelhados ao da Idade da Pedra, mas perfeitamente praticável na sociedade do século 21.

Acompanhe, abaixo, o cardápio da dieta da evolução:

Segunda-feira

Café da manhã: 1 fatia de melão+ 1 ovo cozido+ 1 copo de suco natural de morango

Lanche: 2 col. (sopa) de figos secos

Almoço: salada de alface com tomate e pepino+ 1 col. (de servir) de abóbora refogada+ 2 porções de salmão grelhado+ 1 copo de água

Lanche: 1 cacho médio de uvas

Jantar: salada de rúcula com tomate cereja e nozes+ 2 col. (de servir) de chuchu e berinjela assados+ 2 fatias de lombo assado+ 1 copo de suco natural de laranja

Terça-feira

Café da manhã: metade de um papaya+ 1 col. (de servir) de salmão assado desfiado+ 1 nó pequeno de mussarela de búfala+ 1 copo de suco natural de abacaxi

Lanche: 1 maçã+ 1 col. (sopa) de castanhas do Pará

Almoço: um prato de salada de couve com uvas passas e ovo cozido+ 1 col. (de servir) de vagem grelhada com cenoura+ 2 porções de filé de peito de frango+ 1 copo de suco de laranja e cenoura

Lanche: 1 banana

Jantar: 2/3 do prato de salada de agrião e alface com camarões e tomate cereja+ 2 fatias de pescada assada com cebola e alecrim+ 1 copo de suco natural de pêssego

Quarta- feira

café da manhã: 2 col. (sopa) de camarão + meio abacate

Lanche: 5 morangos

Almoço: meio prato de legumes refogados (cenoura, vagem, tomate e alho) + 1 col. (de servir) de purê de mandioquinha + 2 porções de filé mignon grelhado+1 copo de água

Lanche: 1 cacho médio de uvas

Jantar: 1 prato d couve e cenoura com carnes (frango desfiado, músculo em cubo) ou ovos

Quinta-feira

Café da manhã: 1 salada de frutas com semente de linhaça + 1 ovo cozido

Lanche: 1 maçã + 5 avelãs

Almoço: 1 prato de salada variada com 100g de carpaccio + 4 ovos de codorna + 1 copo de suco natural de melancia

Lanche: 4 damascos secos

Jantar: 1/4 do prato de rúcula com mussarela de búfaça e cebola + col. (de servir) de brócolis couve flor + 2 fatias de lombo assado + 1  copo de água

Sexta-feira

Café da manhã: 1 fatia de melão+ 1 fatia de lombo com mel + 1 copo de suco natural de laranja

Lanche: 2 col. (sopa) de figos secos

Almoço: um prato de salada de alface com tomate e pepino + 2 porções de cação cozidos com 1 col. (sopa) de legumes (berinjela, cenoura e abobrinha) + 1 copo de água

Lanche: 2 peras

Jantar: 1 prato de sopa de abóbora com 2 ovos mexidos
Por Malanny / Fontes: larousse./mdemulher.abril

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