Dieta de Sonoma Cardápio

A Dieta de Sonoma tem sido uma das mais populares dietas ao longo dos últimos anos. Criada pela nutricionista Connie Guttersen, a dieta leva o nome da região de Sonoma, na Califórnia. O Vale de Sonoma é uma região conhecida pela sua indústria vinícola.

A Dieta de Sonoma é considerada “a mais saborosa dieta que existe”, e enfatiza o prazer de comer. A dieta considera este os 10 alimentos mais importantes: Tomate,
Amêndoas, Óleo de oliva, Blueberry, Grãos Integrais, Uva,
Brócolis, Espinafre, Morango e Pimentão

A Dieta de Sonoma é dividida em 3 fases, chamadas de ondas.

A primeira onda é a fase mãos restritiva. Com duração de dez dias, seus objetivos são: Promover perda rápida, limitando calorias e carboidratos;Acabar com desejos desnecessários;Acostumar-se com os alimentos da dieta.

A segunda onda dura até a obtenção do peso desejado,e tem o objetivo de:Expandir escolhas alimentares e fazer escolhas sábias;Continuar a perda de peso em um ritmo mais lento; Fazer a pessoa continuar comendo os tipos e quantidades de carboidratos que previnem o aumento de peso.

A terceira onda deve ser mantida por toda a vida, e tem como objetivo estabilizar o peso perdido e fazer a pessoa sentir prazer com a nova alimentação, agora saudável. Além de ensiná-lo o que se deve fazer caso ela volte a ganhar peso novamente.

A dieta de sonoma conta ainda com o conceito de “prato-e-tigela”, que significa usar um prato de 18 cm no café da manhã e um de 23 cm para o almoço e jantar. Essa dieta enfatiza os alimentos que se pode comer, e diz como preencher o seu prato ou tigela com cada refeição. Desta forma, o foco principal não é a “proibir” alimentos, mas, sim, diminuir. Porém, n cardápio da dieta existem alimentos que devem ser restritos da dieta: os ricos em carboidratos refinados, açúcares e gordura saturada ou trans.

Veja, abaixo, a lista dos alimentos proibidos na dieta de sonoma:

Açúcar, ou alimentos com adição de açúcares
Batatas
Bolos, biscoitos, etc
Biscoitos salgados, a menos que sejam de grão integral
Cereais, a menos que sejam de grão integral e de pelo menos 8 gramas de fibra por porção
Batatinhas
Sorvetes
Doces e Geléias
Xaropes (não o remédio, aqueles de rechear)
Refrigerantes e outras bebidas açucaradas
Sucos
Os óleos com exceção de azeite extra virgem
Maionese
Molhos para salada
Manteiga
Margarina
Lacticínios que não são livres de gordura, incluindo queijo, queijo creme, leite, etc
Carnes gordas, como bacon ou salsicha
Qualquer coisa com gordura hidrogenada ou parcialmente hidrogenada.

 

Por Malanny Serejo

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