Dieta de South Beach – Nova (cardápio)

A Dieta de South Beach foi desenvolvida pelo Dr. Arthur Agatston, renomado cardiologista e professor associado da Universidade de Medicina de Miami. Em suas pesquisas em auxiliar seus pacientes a reduzirem os riscos de desenvolver doenças cardíacas através da alimentação.

A dieta não retira nenhum grupo alimentar, a não ser nos primeiros 14 dias, ensinado a comer de tudo e aprendendo a selecionar os bons e os maus carboidratos.

A dieta South beach dividi-se em 3 partes: a primeira é a fase da dieta que impõe as restrições maiores. DEVE TER APENAS 2 SEMANAS DE DURAÇÃO – o bastante para resolver a resistência à insulina gerada pela ingestão excessiva de carboidratos ruins (em sua maior parte processados). A segunda já inclui alguns alimentos proibidos na primeira fase, pois a segunda também pode ser usada para uma perda pequena e, a terceira fase, e para ser de manutenção.

Primeira fase: 14 dias (emagrece até 6kg)


Alimentos permitidos

Carnes: bifes, frango, lombo, hambúrguer, guisado, peixe;

Frios: presunto, chester, mortadela de frango, salsicha, blanquet;

Ovos: cozido ou mexido;

Laticínios:
leite e iogurte natural desnatado, queijos;

Gorduras: azeite, óleo de canola e creme de leite light;

Grãos: 1 concha de feijão ou lentilha;

Frutas Secas: amêndoa, amendoim ou noz (10 unidades);

Hortaliças e Legumes: pepino, pimentão, tomate, vagem, brócolis, cogumelo, couve-flor, folhas verdes ( alface, agrião, radicci, rúcula, couve, espinafre);

Doces (até 75 calorias diárias): gelatina light, balas diet, chiclet sem açúcar, cacau em pó, picolé de fruta light;

Líquidos: água, chá, café, limonada e suco em pó light ( tudo sem açúcar).

Alimentos Proibidos

pães, biscoitos, bolos, massas, arroz, batata, cenoura, doces, refrigerantes, cereais e frutas.

Segunda fase:

Essa fase deve ser realizada até atingir o peso desejado, emagrece entre 500g a 1kg por semana. Após os primeiros 14 dias, alguns carboidratos podem ser reintroduzidos no cardápio.

– Comece ingerindo 1 fruta ao dia;
– Após 2 dias, acrescente um cereal no café da manhã;
– Após 5 dias, acrescente uma porção de massa ou arroz no almoço;
– Após 8 dias, se continuar emagrecendo, dá para aumentar a quantidade de fruta para 2 ao dia.

Fique nessa fase até obter o peso desejado.

Frutas: maçã, damasco, uva, kiwi, manga, laranja, pêssego, pêra, morango e ameixa
Leite e derivados: iogurte light com frutas e leite de soja;

Bebidas: Suco light de caixinha com poupa de fruta;

Carboidratos: 2 colheres (sopa) de arroz, massa, moranga, cenoura, aveia, sucrilhos sem açúcar, 1 fatia de pão integral, 2 biscoitos integral;

Grãos: ervilha e soja;

Variados: (1 porção ao dia) pipoca, chocolate meio amargo, pudim light de caixinha, vinho tinto.

Terceira fase:

Manutenção

Continue priorizando as carnes magras, as gorduras boas, os alimentos integrais. Pode comer 1 porção de carboidrato nas 3 principais refeições do dia. Uma vez por semana tem direito a comer o prato preferido, mas não pode repetir a porção.


Fonte: Dieta extraída do livro de: Arthur Agatston, M.D. – A Dieta de South Beach

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