Dieta durante a Amamentação

A dieta adequada durante a amamentação  fortalece mãe e o bebê , por isso os cuidados devem ser redobrados nesta fase, já que através da amamentação é possível fornecer à criança todos os nutrientes necessários para ela se desenvolver e crescer com saúde.

Toda mulher que vai ser  mamãe pela primeira vez , fica querendo saber qual o tipo de dieta adequada durante e após a gestação, para que ela e o filho sejam beneficiados pelos nutrientes consumidos.

Os nutricionistas afirmam que as mulheres gestantes e durante a amamentação devem,seguir algumas regras alimentares importantes durante esse período, a fim de não prejudicar o leite e, consequentemente, a saúde dela e do bebê. Uma delas é que gestante ou a mamãe que está amamentando deve ingerir bastante líquido.

Já no que diz respeito à dieta, não havendo nenhuma restrição médica, alguns alimentos podem trazer benefícios e ajudar tanto antes do nascimento do bebê, quanto repondo os nutrientes da mamãe, ou, ainda, ajudando a enriquecer o leite materno.

Porém alguns alimentos devem ser evitados, principalmente quando a mulher já está amamentando, como por exemplo ; itens que contenham cafeína (café, chocolate, chá preto, mate e refrigerantes a base de cola). O consumo elevado de cafeína pode tornar o bebê inquieto e agitado, além de provocar cólicas no pequeno. Grãos, repolho e couve flor também podem dar cólica no recém-nascido. Doces e bebidas alcoólicas também devem ser evitados.

Vale lembrar que amamentar é um ato de amor e extremamente benéfico para a saúde da mulher, pois diminui a possibilidade do aparecimento de diversas doenças, a exemplo do câncer de mama e ovário. E ainda facilita que o útero da mãe retorne ao peso normal mais rapidamente. E para o recém-nascido, não há nada melhor e mais completo que o leite materno. Confira abaixo alguns alimentos fundamentais para a dieta durante a amamentação.

Dieta durante a amamentação :

–  Consumir folhas cruas em forma de saladas, temperadas com limão;
– Comer, uma vez ao dia, grãos de feijão, lentilha, grão de bico ou ervilhas;
– incluir na alimentação diária quatro tipos de frutas ao longo do dia, em forma de suco ou ao natural;
– Ingerir no mínimo 1 litro e meio de água durante o dia;
– Evitar gorduras e açúcares;
– Mastigar lentamente e bem os alimentos;
– Fazer cinco refeições diárias em horários regulares;
– Consumir bastante fibras;
– Evitar o consumo de bebidas alcoólicas ;

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