Página inicial » Saúde » Dieta para quem tem gastrite

Dieta para quem tem gastrite

Atualizado em:

gastrite dieta Dieta para quem tem gastrite

Quem sofre de gastrite sabe o quanto é ruim certos alimentos pioram ainda mais o quadro e a dor é ainda maior , sabemos que alguns alimentos devem ser evitados e uma dieta balanceada adequada ao problema sempre é bem vinda,afinal com essas mudanças alimentares é possível alivar a dor e melhorar a qualidade de vida.

A gastrite é uma inflamação da mucosa do estômago diagnosticada pelo exame de endoscopia digestiva alta. Os sintomas mais comuns são : dor e queimação no abdômen e, em casos mais complicados, sangramento digestivo.

Porem antes de começar qualquer dieta, consultar um médico é fundamental para obter informações sobre sua real situação de saúde. Obs: as dietas não dispensam a medicação.

Alimentos permitidos e proibidos :

- Alimentos com propriedades calmantes e antiinflamatórias como couve, hortelã, gengibre, chás. Consumir vegetais e frutas cruas em abundância. Tomar bastante água nos intervalos das refeições

- Utilizar ervas e temperos naturais: coentro, sálvia, salsa, tomilho, endro, manjericão, gengibre, erva-doce, cominho, hortelã.

- Aumente o consumo de frutas e vegetais crus

-Tomar leite com moderação: o leite é alcalino e nosso estômago é ácido. Quanto mais alcalino é ingerido, mais ácido o estômago irá produzir.

- Troque a laranja pera por laranja lima: a laranja lima não é ácida

-Troque o café pela versão descafeinada: café, chá preto, chá mate e chocolate têm cafeína, que estimula a produção de ácido pelo estômago. Já o café descafeinado não tem cafeína

-Evite comer fritura, prepare os alimentos na frigideira de teflon, sem óleo, ou grelhado: o problema da fritura é o óleo utilizado.

- Alimentos que devem ser evitados: café, açúcar, carne vermelha, álcool, temperos fortes (alho, cebola, molho shoyu, pimenta, catchup, mostarda), leite de vaca e derivados, refrigerantes, frituras, gorduras, molho de tomate, frutas ácidas (limão, laranja, mexerica, maracujá, abacaxi, kiwi, morango), sucos ácidos (limonada, laranjada, suco de acerola, maracujá, abacaxi), alimentos com cafeína, pimentão e berinjela (de difícil digestão)

- Fumar: o fumo para quem tem gastrite é um verdadeiro veneno e pode piorar ainda mais os sintomas, pois aumenta a produção de ácido no estômago.

- Evite ingerir grande quantidade de alimentos antes de se deitar: aguarde pelo menos 2 horas para dormir.

- Evite alimentos muito quentes: gastrite é a inflamação do estômago. Alimentos quentes dilatam os vasos e pioram essa inflamação

- Evite chiclete: quando mastigamos o estômago começa a produzir ácido porque irá entrar alimento. Só que nesse caso o alimento não será deglutido

Dieta para quem sofre de gastrite

A nutricionista Fernanda Scheer, especialista em Nutrição Funcional e Desintoxicação, fez um cardápio especial com sugestões para amenizar os sintomas do distúrbio.Confira abaixo:

Café da manhã:

- 1 copo de suco – 1 maçã batida com 1 folha de couve + folhinhas de hortelã + 1 pedaço pequeno de gengibre + água + 1 col. de sopa de farinha de linhaça triturada (bata tudo no liquidificador)

- 2 fatias de pão integral com pasta de tofu

Lanche da manhã:

- 1 xícara de chá de hortelã

- ½ papaya com 1 col. de farelo de aveia

Almoço:

- Salada crua à vontade priorizando vegetais verde escuros

- 1 col. de azeite de oliva extra virgem para temperar

- 2 col. de sopa de brócolis cozido

- 3 col. de sopa de arroz integral

- 3 col. de sopa de feijão

- 1 posta de salmão assada

Sobremesa: 1 pêra assada com gengibre

Lanche da tarde:

- 1 xícara de chá de alecrim

- 2 torradas integrais com tahine e geléia de frutas sem açúcar

Jantar:

- 2 pratos fundo de sopa de legumes e mandioquinha com 1 ovo cozido

Ceia:

- ameixa ou pêra ou maçã cozida

Fonte : R7

Revisado por: em .

Sobre TodaPerfeita


9 comentários

  1. ola tenho18 anos e tenho anemia e gastrite, na anemia pede bastante alguns alimentos que nao faz bem para a gastrite, me ajude a fazer uma alimentaçao saudavel

  2. Na minha opnião cada pessoa é um caso, eu adoro, mas se como passo o dia na cama morrendo de dor, sao eles: brócolis, couve crua, repolho cru ou cozido.

    Creio que uma dieta só pode ser passada analizando as pessoas individualmente, pois somos todos diferentes.. sei lá, minha opnião…

  3. Quem tem gastrite não pode tomar chá de hortelã

  4. Fredson de Moura Sol Sol

    Eu gostaria de saber se o leite de soja irá fezer mal no caso de alguém

  5. HELIO MALIGANHA

    SERA QUE A PERA-ABACATE PIORA A GASTRITE

  6. Antonio Benjamim Fabiao Antonio

    Oi, sofro de gastrite e ando um pouco confuso quanto ao acerca do consumo de leite, porque fui na lista de alimentos permitidos pelo meu médico fui recomendado a consumir um copo de leite por dia, mas nalguns artigos estou a descobrir que devo evitar o leite e seus derivados

    O que faço, se é um alimento que deve ser evitado, posso eliminar?
    Saudações

    Benjamim-Moçambique-Inhambane, distrito de Homine

  7. queria saber se leite desnatado ou integral fazem mal para quem esta com gastrite. também queria saber se biscoitos integrais prejudicam em alguma coisa para quem esta sofrendo de gastrite????

  8. Em busca nos sites sobre gastrite, em alguns está escrito que devo comer frutas e saladas, em outros dizem que não, somente cozidos. A mesma coisa acontece com o leite: uns indicam outros não. Posso comer lentilha?

  9. Gostei dessa dieta , seguia uma semelhante , vou retoma a dieta a de vocês é muito boa . Dr . Fernanda pela manhã faço somente o desjejum é ás vezes tomo café isso causa encomodo tal grande que diminui a quantidade de consumo de café pois eita vicio, tomo só tomo duas xícaras pela manhã , uma em casa é outra no trabalho.

    Tenho vontade compulsiva de comer doce,ás vezes pareço mulher grávida com desejo. Pelo o que vi na sua matéria o certo e sudstituir por frutas.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>