Dieta Volumétrica

Emagrecer sem passar fome, um desejo de todos que lutam contra a balança e que já é possível com a dieta volumétrica. Criada pela nutricionista Barbara Rolls, professora da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, o conceito da dieta volumétrica consiste em fazer com que se coma mais e melhor.Através da ingestão (nada restritiva) de ingredientes pouco calóricos, que fazem bastante volume no abdômen e causam saciedade. Desse modo, a pessoa não passa fome nem muito menos deixa de comer o que gosta (diferente das demais dietas de emagrecimento), pois na dieta volumétrica, nenhum alimento em si é proibido.

A maior parte do cardápio da dieta volumétrica é constituída pelos alimentos ricos em fibras e água que podem ser consumidos à vontade. Fundamentais nesta dieta, eles são digeridos lentamente no organismo e aumentam o bolo alimentar. O que promove a sensação de estômago cheio e ajuda a prolongar a saciedade, ajudando a controlar o apetite. Entre as opções estão as frutas, vegetais, produtos integrais, gelatina, iogurte, queijo magro, sopas, cozidos etc.

Como nenhum alimento é riscado da dieta volumétrica, a dica para não extrapolar nas calorias e rapidamente ocasionar saciedade, é sempre consumir aquela velha e boa salada antes do prato principal. Isso ajuda a comer menos depois e economiza cerca de 12% das calorias inclusas na refeição.  Para quem realmente não resiste a uma tentaçãozinha, como frituras, doces e biscoitos, esta dieta contribui a não passar vontade. Porém, elas devem ser consumidas esporadicamente e com muita cautela. Por conterem uma grande quantidade de calorias e dispararem o gatilho do apetite.

Conheça algumas dicas baseadas na dieta volumétrica:

– Troque o arroz branco pelo integral e acrescente vegetais picados a ele.

– Salpique aveia e linhaça junto com iogurte desnatado na salada de frutas.

– Diminua a porção de massa e acrescente legumes ao molho.

– Aumente o consumo de proteínas, pois são digeridas lentamente no organismo. Boas fontes: carnes magras, leite desnatado e seus derivados light.

– Deu vontade de beliscar algo? Palitos de pepino, cenoura e salsão com molho de iogurte desnatado são uma ótima pedida para espantar a fome fora de hora.

– Se quiser um doce, procure os que contenham bastante fruta.

-Prefira comer aquele seu chocolate favorito como sobremesa do que no lanche da tarde. Com o estômago cheio, vai ser mais fácil se contentar com  apenas um pedaço.

 

Por Malanny Serejo / Fonte: www.corpoacorpo.uol.com.br/www.nutrindoocorpo.blogspot.com.

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