Diferença entre Gripe e Resfriado

Será que você sabe a diferença entre gripe e resfriado? essa certamente á a dúvida de muitas pessoas . Apesar dos sintomas serem bem parecidos e apresentarem dor de garganta, dor no corpo e nos olhos,estado febril, espirros e constipação nasal.

Mas, como identificar se estamos com gripe ou resfriado? quais as suas diferenças? O ideal antes de automedicar é procurar sempre um médico apenas ele está apto a diagnosticar qualquer problema de saúde e receitar qualquer medicamento .

Mas para esclarecer um pouco sobre gripe e resfriado fomos pesquisar para acabar de vez com esse mito de gripe e resfriado são a mesma coisa e provar que são totalmente diferentes.

Saiba abaixo quais as diferenças entre gripe e resfriado:

RESFRIADO

É uma infecção aguda virótica (os rinovírus são os principais agentes causadores), geralmente sem febre, na qual as principais manifestações clínicas envolvem as vias aèreas superiores, com secreção nasal (coriza) ou obstrução nasal como sintoma predominante.

Com a exposição ao agente, a infecção pode ser facilitada por fadiga excessiva, distúrbios emocionais e alérgicos.

GRIPE

É uma infecção respiratória aguda causada por um virus específico, denominado INFLUENZA, que ocasiona febre, prostação, coriza, tosse, dor de cabeça, dor de ganganta.

Geralmente ocorre como uma epidemia no inverno. Pode complicar com infecção bacteriana secundária que deve ser tratada com antibióticos.
O vírus da influenza apresenta vários sorotipos e sofrem mutações de um ano para outro.

Estão sendo fabricadas vacinas que devem ser repetidas todos os anos, principalmente pelos grupos de maior risco (idosos e pacientes com problemas respiratórios crônicos).

Na verdade, não importa saber qual vírus está causando o resfriado. O importante é saber diferenciá-lo da gripe.


Fonte: saude na internet

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário