Doenças de verão – dicas e cuidados de como evitar

Ainda faltam alguns meses para a chegada oficial do verão, mas quando o assunto é saúde, nunca é cedo o bastante para se estar informado sobre maneiras de nos prevenirmos de problemas. Na temporada de calor é comum o surgimento de algumas doenças específicas, as quais merecem atenção e cuidados para que não progridam. Veja como manter cuidados que previnam essas principais enfermidades de verão:

Doenças de Verão – dicas de cuidados e como evitar 1

 

A primeira dica para evitar os problemas mais comuns no verão é ter cuidado coma alimentação. Devido às altas temperaturas, é muito recorrente que alguns alimentos percam a sua validade mais facilmente e causem mal-estar estomacal. Nesta fase do ano, tenha cuidado com os alimentos escolhidos, prefira cardápios mais leves e coma tudo fresquinho, assim você evita desarranjos e até uma infecção alimentar, bem mais grave e incômodo.

Outra coisa muito importante no verão é o consumo de água. O calor faz com que o nosso corpo perca mais água, por isso é essencial repor esse volume bebendo muitos litros por dia. A falta de água no organismo pode desencadear problemas como a baixa da pressão arterial, causando sensação de mal-estar.

Outro problema muito comum são as queimaduras de sol. A exposição ao sol deve ser bastante controlada e sempre com o uso de filtro de proteção, pois os raios UVA e UVB podem danificar a sua pele profundamente, gerando manchas que podem ficar ali a vida toda. Respeite os horários corretos para exposição ao sol, que é sempre antes das 10h da manhã e após as 4h da tarde. Entre esses horários, os rios ultravioletas estão muito mais intensos e agressivos, portanto, evite.

As micoses também são problemas que costumam se manifestar no verão e isso acontece por causa da elevada umidade. Se você estiver frequentando a praia ou piscina, tenha sempre o cuidado de secar bem todas as áreas do corpo, principalmente entre os dedos dos pés, nas axilas, virilha, entre outras partes suscetíveis à micose. Veja bem o local em que você vai se banhar, por águas poluídas ou contaminas podem gerar esse tipo de problema com mais intensidade.

Cuide bem do seu corpo na temporada de verão. Beba pelo menos dois litros de água diariamente; use proteção solar acima do FPS 30; sempre que sair do mar ou piscina, tome uma ducha para retirar a água salgada ou com cloro da pele; hidrate a sua pele; e coma alimentos de boa procedência.

 

Por Íngrid de Castro

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário