É tão importante o uso do enxaguante bucal?

Enxaguante bucal e a sua importância

 

enxaguante-bucal

A higiene do nosso corpo, de uma forma geral, é extremamente importante, não só por uma questão de bem-estar, mas também de saúde. E uma das coisas que é extremamente essencial é cuidar da nossa boca, da nossa saúde bucal. A higiene bucal e imprescindível para evitar problemas como cáries, mau hálito, gengivite e muito mais.

Questão de prioridade

Um dos produtos de higiene tidos como mais importantes e que realmente faz uma diferença nos cuidados diários é o enxaguante bucal. A escovação está em primeiro lugar na lista dos cuidados que qualquer pessoa deve ter, mas o apelo comercial pelo uso dos líquidos que prometem eliminar todos os germes, bactérias e micro-organismos que se escondem onde a escovação não atinge, faz com que as pessoas acreditem que os enxaguantes bucais são indispensáveis.

A indicação do enxaguante bucal

O enxaguante bucal, segundos os especialistas no assunto, é indicado apenas para casos específicos, como pessoas que têm problemas de gengivite, entre outros. Caso contrário, o uso em excesso do enxaguante bucal pode causar alguns problemas aos dentes, entre eles, tonalidade amarelada, acinzentada e até deixar os dentes mais porosos, o que não é nada bons, pois facilita a entrada de micro-organismos e até estimula a formação de cáries.

Escolha a fórmula ideal para você

Se você quiser fazer uso do enxaguante bucal para melhorar o hábito e ter a sensação de estar com a boca mais higienizada e fresca, aposte nas fórmulas sem álcool, pois essa substância tende a deixar a mucosa da boca irritada e desidratada, causando, inclusive, um desequilíbrio na flora bucal. O excesso de uso desses enxaguantes bucais com álcool na fórmula pode até acabar causando o desgaste do esmalte dos seus dentes, fazendo com que eles fiquem mais fracos, sofram com rachaduras, possíveis quebras e até mesmo infiltrações e sensibilidades.

Procure ajuda de um especialista

A melhor coisa a fazer é conversar com o seu dentista e avaliar a situação da sua saúde bucal. Caso haja algum problema ou algo que mereça uma maior atenção, ele é quem poderá lhe indicar o melhor tratamento e dizer quais são os cuidados especiais para o seu caso e seu problema. Propagandas são feitas para encher os olhos dos clientes, mas nem sempre tudo é verdade ou é adequado para você, portanto, antes de sair por aí usando vários produtos de publicidade, saiba o que é melhor para você.

 

Por Íngrid de Castro

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário