Ele não aceita o término do namoro, o que devo fazer?

Ele não aceita o término, o que devo fazer?

Alexandre Bez, Psicólogo e Especialista em Relacionamentos fala sobre como agir diante dessa situação, vista na novela das 21:00, Império

image001

 

Ilustração Internet

 

 Terminar um relacionamento nunca é fácil, seja casamento, namoro, noivado e até mesmo alguns compromissos não tão casuais. As dificuldades do rompimento envolvem a aceitação do outro, sentimento de rejeição, entre outras coisas que dependem de cada casal.

Um dos grandes problemas é quando um dos lados não aceita, fazendo de tudo para voltar ou tendo comportamentos obsessivos, gerando a obsessão, sentimento de transtorno, derivado da ansiedade e compulsão.

 

Esse tipo de comportamento é possível ser visto em jornais, revistas, sites, geralmente na editoria policial e também nas telenovelas, como Império, atual novela 21:00.

 

Na trama acompanhamos a personagem de Cristina (Leandra Leal) e Vicente (Rafael Cardoso), que mal começaram a se relacionar e já são vitimas da obsessão de Fernando ( Eron Cordeiro ), ex noivo da mocinha, que na novela não aceitou o termino imposto por Cristina, sugerindo  sua pouca resistência ao lidar com a rejeição e frustração pessoal.

 

Uma pessoa normal consegue lidar com a perda sem manifestações altamente neuróticas, como as exibidas por Fernando. Na atualidade, não foram ainda decifradas as principais causas que originam o TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo), no entanto parece ser justamente a ansiedade, o baixo limite a frustração e uma perene situação de estresse as características mais apresentadas por Fernando.

 

A questão do personagem é ainda mais complicada por ele apresentar além da compulsão, a agressividade e a possessividade, sendo uma mistura bombástica e perigosa. O exemplo citado pode ser de uma novela, mas mesmo assim serve de alerta para nossa sociedade. A conversa deve ser mantida sempre em primeiro lugar e devemos estar atentos a qualquer demonstração fora do comum em uma dessas situações.

 

 

 Veja algumas dicas de como agir em alguma situação parecida:

 

  • Ele me procura demais por todos os meios de comunição e isso incomoda: Explique a situação novamente, diga que ele deve seguir em frente e que não irá mais atende-lo. Nada de encontros, ultima conversa, aplicativos, redes sociais ou qualquer coisa que mantenha ou dê algum tipo de esperança a ele, se necessário bloqueie.
  • Temos os mesmos amigos em comum: Não perca o contato, apenas evite por enquanto saídas com esses amigos, opte por dar um tempo ao menos até as coisas estarem mais claras.
  • Ele me cobra satisfações: Não caia nas provocações que muito provavelmente ele fará esse tipo de comportamento muitas vezes vem com ironia, evite esse tipo de conversa.
  • Devo procurar ajuda: Sim, se possível fale com sua psicóloga, converse com sua família sobre como agir.
  • Ele me persegue no trabalho: Se ele ligar, atenda uma vez e peça para ele não ligar mais. Caso ele não obedeça e apareça por lá ainda sim, avise os colegas e o chefe sobre a situação. Uma dica bacana mande um e-mail para ele, dizendo que esse comportamento atrapalha seu trabalho. Você pode usar esse e-mail como prova caso ache que seu emprego corre riscos e precise procurar um advogado contra

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário