Endometriose – Sintomas

Doença ocasionada pela presença de tecido endometrial (que reveste o útero internamente) encontrado fora da cavidade uterina, ela acomete principalmente mulheres em idade reprodutiva. Sua causa ainda é desconhecida pelos médicos, mas algumas suposições levam a crer que a endometriose pode estar ligada a menstruação.

Durante a ocorrência da menstruação, o endométrio passaria através das trompas de Falópio para a cavidade peritoneal abdominal, onde se implantariam, resultando no problema. Os locais mais comuns de localização do endométrio costumam ser os ovários, trompas de Falópio, superfície externa do útero e septo reto-vaginal (área entre a vagina e o reto). Outras suspeitas indicam que a endometriose é formada devido alterações do sistema imunológico, ou mesmo por alguma herança genética.

Extremamente dolorosa, a endometriose causa bastante desconforto, especialmente no período menstrual, durante a relação sexual e ao urinar; além de problemas intestinais e até infertilidade.

Os principais sintomas da endometriose incluem:

– dismenorréia severa (dor pélvica cíclica que ocorre antes e durante a menstruação)

– dispareunia (dor durante ou logo após o ato sexual)

– dor pélvica crônica

– infertilidade

– sintomas urinários com micções dolorosas

– dor na região lombar baixa (costas)

– desconforto abdominal

O diagnóstico da endometriose é realizado através da laparoscopia, procedimento cirúrgico ambulatorial onde se utiliza uma câmara,inserida na cavidade abdominal pelo umbigo, que permite identificar as lesões, determinar a extensão e estágio da doença.Depois disso faz-se a biópsia, onde um pequeno fragmento de tecido suspeito é retirado para a realização de um exame anatomopatológico que dará, então,o diagnóstico conclusivo.A endometriose é uma doença que não existe prevenção,contudo, sua incidência é menor em mulheres que usam anticoncepcionais orais.

Por Malanny Serejo

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário