Escova progressiva mitos e verdades

cabelos lisos

Progressiva mitos e verdades

A escova progressiva continua fazendo enorme sucesso entre mulheres e homens mesmo que vários cabeleireiros famosos digam que a moda já era e que o momento atual é para aceitar os cachos nos cabelos, as mulheres brasileiras parecem não aceitarem as sugestões e preferem ter cabelos super lisos.

Os cabelos cacheados e crespos estão na moda porem a escova progressiva continua sendo o tratamento mais procurado nos salões.

Os cabelos lisos ainda fazem a cabeça de muitas mulheres e junto com esse desejo, as famosas escovas progressivas. O problema é que, por falta de informação, muita gente acaba prejudicando a saúde na tentativa de conseguir deixas as madeixas lisas.

Não são poucos os casos nos quais a escova progressiva é colocada como vilã. De fato, muitas notícias circulam por aí mostrando mulheres que tiveram queda de cabelo, queimaduras no couro cabelo e até mesmo casos mais graves por conta da aplicação errada do tratamento.

Afinal, a escova progressiva faz mal à saúde ou não?

1) Escova progressiva só alisa se tiver formol
Mito. Hoje existem outros princípios ativos que substituem o formol, como os silicones, que evoluíram muito. Logo, conseguimos obter o mesmo resultado sem agredir o couro cabeludo ou arriscar a saúde. Vale lembrar que a comercialização do formol em salões de beleza é proibida pela Anvisa e o descumprimento desta medida é classificada como infração sanitária, a ser repreendida civil e penalmente.

2) Toda escova progressiva causa danos ao cabelo
Mito. A forma mais moderna de fazer o tratamento são as escovas com base de silicone, mas um cuidado deve ser mantido: é preciso fazer o teste alérgico antes de aplicar a técnica.

progreSSIVA

3) Cabelos coloridos não podem ser submetidos à escova progressiva
Mito. Todos os cabelos podem receber o tratamento, inclusive os descoloridos. O cuidado deve ser apenas para as reações químicas entre as colorações e o cloro, usado em piscinas, por exemplo. Pessoas que fazem natação precisam ter atenção redobrada antes de colorir ou descolorir.

4) A escova progressiva não é um procedimento saudável para o cabelo
Mito. Pelo contrário: a técnica pode esconder um dano que já existia antes da aplicação da escova. Hoje, a progressiva é muito usada para tratar e melhorar o aspecto de cabelos danificados, tanto no sentido estético quanto no sensorial.

5) Quem faz escova progressiva precisa hidratar sempre os fios
Verdade. Sempre existe a necessidade de fazer uma boa hidratação semanal nos cabelos, com ou sem escova progressiva. Os fios possuem uma camada hídrica que os mantém sedosos e com balanço, e ela precisa ser reposta com frequência.

6) O efeito da escova progressiva é sempre muito artificial
Depende. Há casos em que realmente o resultado fica visivelmente alisado, mas algumas escovas, como por exemplo, as a base de silicone, dão um aspecto super natural às madeixas.

7) Mulheres que têm cabelo virgem não devem fazer escova progressiva

Mito. Não há qualquer problema. Neste caso, se pode até recomendar que a mulher faça a escova definitiva, pois como os fios têm uma estrutura mais forte, pode acontecer de diminuir a durabilidade da progressiva.

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

3 Comentários

  • Essa escova progressiva de silicone a duração dela é de quanto tempo?, o processo de fazer é o mesmo que as outras anteriores, essa escova tem que ficar sem lavar os cabelos 3 dias? onde comprar e o nome do fornecedor? obrigado aguardo resposta. E tb o que pode e o que não pode?

  • Uma dúvida, irei fazer escova progressiva sem formol, porém, gostaria de fazer logo depois de 1 semana após a escova, luzes de papel.É permitido? E quais os riscos.
    Obrigada

    Lia – Porto Alegre/RS

Deixe um comentário