Esporão Tratamento

Atualizado em:

esporão do calcâneo Esporão Tratamento

O que é esporão ?

Esporão é uma proliferação anormal do osso calcâneo que deforma sua morfologia. Ele é resultante de um estiramento que lesa a fixação perióstica da fáscia plantar ao osso do calcanhar. Geralmente estão presentes bilateralmente e são mais ou menos uniformes em seu formato.

Os esporões de calcâneo nem sempre causam dor, pode ser assintomático por muitos anos; com a dor, então, desenvolvendo-se subitamente, como resultado de um movimento que produz pressão oblíqua e inferior nos tecidos e nervos cutâneos na área.

A dor é experimentada somente com apoio de carga ou com pressão digital no local, pode irradiar-se a outras regiões do calcanhar e, algumas vezes anteriormente ao pé. O raio X é o único meio certo de diagnóstico. O tratamento visa diminuir a dor através de medicamentos, fisioterapia e/ou órteses.

Veja abaixo alguns fatores que podem desenvolver o esporão:

– Pés planos (chato);
– Salto alto;
– Pés pronados e ou supinados (quando se gasta mais a sola do tênis do lado de fora ou de dentro);
– Prática de esportes sem calçado adequado;
– Encurtamento do músculo gastrocnêmio (músculo da batata da perna).

Como tratar o Esporão:

O tratamento consiste na identificação da causa, correção do apoio plantar e, de forma geral, orientar o uso de sapatos com solado grosso, com calcanhar com borracha ou palmilha, exercícios orientados para a fáscia plantar e medicamentos, indicados sempre por um médico ortopedista.

-Uso de sapatilhas ou tênis com amortecedor em gel.
-Diminção de peso corporal .
-Diminuir atividades físicas .
-Colocar o pé de molho em água morna e massagear bem, principalmente na planta do pé e calcâneos.
-Fazer massagens pisando levemente (sentado em cadeira), em rolo de pedaço de bambú ou graveto roliço da grossura de cabo de vassoura ou enxada. Em seguida role levemente a planta do pé sobre o rolo, empurrando para frente e para trás.
– Mudar o cardápio alimentar evitar o excesso de proteínas (de carnes principalmente).
-Tomar chá com ervas anti-inflamatórias como: chá-verde, erva-mate(chimarrão), mini bambú japonês, camélia, sabugueiro, cavalinha, guaco, mil-em-ramas(Aquílea miellifolium), lavanda, sálvia, espinheira-santa, guanxuma, angélica,…
-Tomar bastante suco de acerola e clorofila com folhas de Molinga oleífera.(Vitamina A, E e C são anti-inflamatórias e antioxidantes(anti radicais livres).
-Procurar sempre um médico ortopedista, principalmente se tiver pé-chato.
Observe a potura, tanto de coluna como de pisar.O médico receitar anti-inflamatórios e analgésicos.
-O tratamento com gelo e água quente também é bastante eficiente para amenizar as dores do esporão. Intercale 15 minutos cada para o alívio da dor.
O gelo ajuda na vasoconstricção e analgesia. A água quente abre a circulação (vasodilatação) para o processo inflamatório e ajuda a relaxar. Em seguida passe uma pomada ou gel tópico. Cataflan gel ou Scaflan gel.
– Faça sempre exercícios de alongamento. Esse tipo de exercício ameniza os sintomas.

Obs:
Procure sempre um médico ortopedista para realizar qualquer tipo de tratamento.

Revisado por: em .

Deixe uma pergunta ou sugestão abaixo!