Esqueci de Tomar a Pílula Anticoncepcional – O que Fazer?

Na maioria das pílulas disponíveis no mercado e com 21 drágeas/comprimidos, a maneira correta é ao iniciar o uso começar a primeira pílula no primeiro dia da menstruação. Tomar uma pílula por dia durante 21 dias, fazer uma pausa de 7 dias sem tomar e recomeçar. Durante essa pausa é que a menstruação vem. Outras pílulas podem ter forma de tomadas diferentes, por isso é necessário consultar o médico. No caso da pílula sem estrogênio, deve-se iniciar a tomada no primeiro dia da menstruação e tomar sem interrupção.

Se tomada corretamente, a pílula fará efeito a partir do primeiro dia em que se tomou. Mas, se a mulher esquecer de tomar um dia, a pílula deve ser tomada diariamente no mesmo horário aproximado. Isso quer dizer que se ela tomar à noite, deve continuar tomando à noite.

A maioria das pílulas anticoncepcionais funciona com uma semana de intervalo entre as cartelas. Nesse período, não há ingestão de hormônios. Ou a mulher toma placebos (remédios sem efeito) ou não toma nada. Por tanto, estender o tempo de pausa, mesmo que seja por um dia, aumenta mais a possibilidade de você ovular do que se esquecesse o remédio na segunda ou terceira semana do ciclo. Então, se deixou passar o horário determinado, o que se deve faze é procurar tomar a pílula nas 12 horas seguintes.

Se esquecer por mais de doze horas verifique as instruções com seu médico ou na bula do produto. Tome a pílula que esqueceu logo que lembrar, e a pílula do dia no seu horário habitual. Verifique sempre na bula do produto e com seu médico informações detalhadas e específicas sobre o tipo de pílula que você está tomando.

Veja, abaixo, o que fazer se esqueceu de tomar a pílula anticoncepcional:

Uma vez – tome duas logo que se lembrar

Duas vezes – tome duas por dois dias seguidos e use camisinha até o fim do ciclo

Três vezes – use camisinha até menstruar novamente

Por Malanny Serejo / Fonte: nova e gineco.

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário