Estresse sintomas e soluções

Atualizado em:

estresse dicas Estresse sintomas e soluções

O estresse tem se tornado um problema comum entre homens e mulheres e até crianças nos dias atuais, os sintomas do estresse são os mais variados e se apresentam de forma diferenciadas.Pois a vulnerabilidade psicológica varia, de acordo com a estrutura psíquica de cada indivíduo.

O papel do estresse em doenças clínicas, muitas vezes, não é claro. Muitos sintomas, da dor de cabeça às palpitações,  podem ser relacionados ao estresse, a uma doença física ou, freqüentemente a uma combinação de ambos. Da mesma forma, algumas vezes, um sintoma que surge num momento de grande estresse, como uma dor abdominal, pode eventualmente progredir para uma úlcera ou uma colite.

Entre os principais sintomas do estresse, destacam-se: sinais de cansaço, tristeza, dor de cabeça, grande agitação, constantes crises de tensão e angústia; diminuição da produtividade, isolamento, mau humor, medo, colite, sudorese intensa, irritação, incapacidade de domínio sobre as emoções, etc…

Dicas de como acabar com estresse :

1- Coma mais verduras, legumes e carnes brancas, diminua as frituras e os doces nas suas refeições.

2- Se for ingerir álcool, prefira o vinho tinto.

3- Evite o cigarrol.

4- Pratique uma atividade física, qualquer uma: o importante é fazer aquilo de que você gosta.  Por exemplo : alongamento, caminhada, yoga, musculação, pilates, corrida, dança…  A atividade física ajuda a produzir as endorfinas, importantíssimas para equilibrar seu nível de estresse.

5- Abuse das cores frias ou neutras, se estiver muito nervoso, a ponto de explodir: branco, verde, azul, marinho, lilás, violeta. Se, por outro lado, você estiver esgotado, mas ainda tiver muito a fazer, as cores quentes lhe dão uma energia extra: vermelho, amarelo, laranja.

6- O apoio psicoterápico, medicamentoso e nutricional (com suplementos minerais e vitamínicos) muitas vezes é necessário. Procure um médico ou psicólogo de confiança.

7- Uma das melhores coisas para se combater o estresse é dormir bem. O ideal é dormir 8 horas por noite, mas, como muitas vezes a correria não permite, dormir poucas horas com qualidade já ajuda.  Uma dica : Embeba um pedacinho de algodão em óleo de lavanda e coloque dentro da fronha, a lavanda a ajudará a relaxar e evitará pensamentos inadequados na hora de dormir.

8- Pisar descalça na grama ou terra e tomar um pouco de ar e sol, mesmo que na hora do almoço, já ajudam a descarregar as energias negativas e a renovar nosso astral.

9- Não cobre dos outros o que eles ainda não podem oferecer a você. A arte do bem viver é a arte de bem se adaptar.

10- Aprenda a perdoar.

Revisado por: em .

Deixe uma pergunta ou sugestão abaixo!