Página inicial » Saúde » Exame de Urina – Leucócitos, Nitritos, Hemoglobina

Exame de Urina – Leucócitos, Nitritos, Hemoglobina

Atualizado em:

EXAME DE URINA Leucócitos nitritos hemoglobina 1 Exame de Urina   Leucócitos, Nitritos, Hemoglobina

 

Exame de urina – o que são leucócitos, nitritos e hemoglobina

 

O exame de urina é um método muito utilizado na identificação de vários tipos de problemas de saúde, entre eles infecções urinárias, diabetes, insuficiência renal, gota e outras. Veja o que são os leocócitos, nitritos e a hemoglobina, três dos principais aspectos analisados em exames de urina comuns:

 Leucócitos –  são os glóbulos brancos, nossas células de defesa. A presença de leucócitos na urina costuma indicar que há alguma inflamação nas vias urinárias. Geralmente sugere infecção urinária, porém pode estar presente em várias outras situações, como traumas, uso de substâncias irritantes ou qualquer outra inflamação não causada por um agente infeccioso.

Como também são células, os leucócitos podem ser contados na sedimentoscopia. Valores normais estão abaixo dos 10.000 células por mL ou 5 células por campo. No exame de vir “esterase leucocitária”, o normal é estar negativo.

 Nitritos – a urina é rica em nitratos. A presença de bactérias na urina transforma esses nitratos em nitritos. Portanto, fita com nitrito positivo é um sinal de bactérias. Nem todas as bactérias têm a competência de metabolizar o nitrato, por isso, o exame de urina com nitrito negativo não descarta a infecção urinária. A presença de hemácias, associado a leucócitos e nitritos positivos podem significar infecção urinária. Alguns laboratórios fornecem o resultado como Griess positivo ou Griess negativo, que é igual a nitrito positivo ou nitrito negativo, respectivamente.

 Hemoglobina na urina – é também conhecida por hemácia, ou seja, os glóbulos vermelhos. O normal é que elas são sejam encontradas na urina. Os valores normais são descritos de duas maneiras, menos que 3 a 5 hemácias por campo ou menos que 10.000 células por ml. A presença de sangue na urina pode ocorrer por diversas doenças, como infecções, pedras nos rins e doenças renais graves. Um resultado falso positivo pode acontecer nas mulheres que colhem urina enquanto estão no período menstrual.

Revisado por: em .

Sobre TodaPerfeita

Um comentário

  1. sandra braga

    fiz um exame de urina e deu hemoglobina positivo,leucócitos 45.000,hemácias 85.000,muco positivo,o que significa???

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>