Exames que você precisa fazer antes de começar a malhar

mulher-na-academia-exercicios

Exames que você precisa fazer antes de começar a malhar

Todo mundo sabe que fazer atividades físicas é importante , porém antes de inciar qualquer modalidade que faça você sair do sedentarismo é essencial fazer um check-up para avaliar à saúde como um todo afim de evitar problemas sérios.

Então antes de se matricular na academia e começar o seu treino, tenha em mente que é fundamental realizar alguns exames que comprovarão o seu estado de saúde , determinando se você está ou não apto a praticar atividades físicas . Confira abaixo 5 exames indispensáveis para a sua avaliação.

1 – Teste de esforço

Ao realizar esse exame de extrema importância você saberá as suas reais condições cardiorrespiratórias. O exame de teste de esforço é que irá avaliar como o seu coração se comporta durante a atividade física. Esse exame incluiu teste ergométrico simples e o ergoespiratório, que além de avaliar o coração e possíveis cardiopatias, avalia a capacidade que os músculos têm de aproveitar o oxigênio durante a atividade física, ou seja o VO2 máximo.

2 – Exames de sangue

Esse exame também não deve ser descartado por aqueles que vão iniciar qualquer tipo de atividade física pois é através dele que o médico avalia se você está com algum problema que lhe impeça de praticar atividade física, como anemia, deficiência de vitaminas, funcionamento dos rins e fígado e ao mesmo tempo sugerem a prescrição de suplementação de vitaminas e minerais que vão lhe capacitar para o melhor desempenho nos treinos.

3 – Calorimetria indireta

Apesar de poucas pessoas conhecerem tal exame ou realizarem o mesmo, ele é essencial para o rendimento no treino pois o exame de calorimetria indireta avalia o gasto calórico durante a atividade física e o repouso. Esse exame auxilia na escolha de uma atividade física ideal para os seus objetivos, que pode ser apenas de manter a forma, ganho de massa muscular ou o emagrecimento.

4 – Ecodopplercardiograma 

Esse exame avalia minuciosamente o funcionamento do coração e as possíveis cardiopatias.

5 – Bioimpedância

Esse é o exame que avalia a composição corporal do indivíduo, ou seja, a quantidade que ele apresenta de tecido muscular e adiposo. Dessa forma é mais fácil definir o treino ideal e acompanhar a sua evolução.

Agora você já conhece alguns dos exames essenciais para serem realizados antes de inciar qualquer atividade física,procure sempre o seu médico antes mesmo de se matricular naquela academia tão sonhada, afinal a sua saúde deve vir em primeiro lugar!

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário