Fibromialgia – O Que é

A fibromialgia é uma doença que causa dor muscular generalizada no corpo e, na maioria das vezes, está associada à fadiga intensa. Semelhante às dores causadas pelo reumatismo, a fibromialgia também é chamada por muito especialistas de reumatismo das partes moles generalizadas do corpo, ou seja, dos tecidos ao redor das articulações, como tendões e a própria musculatura.

Estudos mostram que, a cada um homem com fibromialgia, existem cerca de dez mulheres com o problema, sendo, por tanto, uma complicação mais frequente em pessoas do sexo feminino. Contudo, o problema pode estar presente em indivíduos de qualquer idade, inclusive em crianças em fase escolar, mas é bem mais recorrente em mulheres na faixa etária entre os 35 a 55 anos.

O estudo também mostra que pessoas sedentárias têm mais probabilidade de desenvolver a doença. Segundo especialistas, a fibromialgia está diretamente associada à falta de atividade física. Onde, pessoas com bom condicionamento físico, como corredores, e atletas, raramente desenvolvem o quadro fibromiálgico.

Além de contribuir para amenizar as dores, o condicionamento físico é fundamental para o bom resultado do tratamento, e atividades físicas como a corrida, podem surtir bons resultados no tratamento da doença. Bem como a natação, caminhada, musculação ou qualquer outro exercício físico regular, praticado com frequência de três vezes por semana e duração de 20 minutos por sessão.

Fatores como o frio, a umidade, os ruídos e o estresse – psicológicos ou mecânicos – podem aumentar a intensidade da sensação dolorosa. No entanto, não existem motivos e definam o surgimento da fibromialgia.

Os tratamentos para combater a fibromialgia geralmente são feitos através de educação postural e o controle da ansiedade e do estresse fazem parte do tratamento, sempre aliado ao condicionamento físico. Existem duas linhas principais de tratamento para a fibromialgia: o tratamento medicamentoso, com a utilização de drogas antidepressivas em baixas doses e,
o que inclui exercícios aeróbicos para o ganho de condicionamento físico. Na fase inicial do tratamento, a associação dos dois tratamentos garante bons resultados.

Por Malanny Serejo /Fonte:wallstreetfitness/fibromialgia.com.br

Deixe um comentário