Frieiras Como Tratar

A frieira, ou mais popularmente conhecida como pé-de atleta, trata-se de uma infecção causada por fungos. Os fungos que causam a frieira estão presentes no ambiente, e algumas vezes até mesmo na nossa pele, sem causar doença. Quando os pés, ou outras áreas do corpo permanecem úmidas, quentes e irritadas, o fungo se multiplica e infecta as camadas superiores da pele.

Os fungos que causam a frieira podem ser encontrados em assoalhos,  meias e roupas. Os fungos podem até se espalhar de uma pessoa para outra através de contato com estes objetos. Porém, sem as condições adequadas para sua multiplicação (ambiente úmido, quente), o fungo não irá infectar a pele.

Os principais sintomas da frieira são pés que coçam ou ardem. A pele frequentemente descama e em casos mais graves  se formam fissuras, que podem sangrar assim como tornar-se muito dolorosas. A pele lesada pelo fungo também está mais exposta a apresentar infecção por bactérias.

O tratamento das frieiras pode ser dividido em duas partes. A primeira parte, e a mais importante, é fazer com que a região afetada seja menos propícia ao crescimento do fungo. Isto significa manter a região seca e limpa. O uso diário de meias de algodão, que  ajudam a manter o suor distante da sua pele, pode ajudar. Além disso é importante trocá-las diariamente. É importante também secar cuidadosamente a área entre os dedos.

A segunda parte do tratamento corresponde ao uso de antifúngicos prescritos por seu dermatologista. Podem ser cremes ou comprimidos, dependendo da gravidade do caso. O tratamento deve ser realizado por um período de 4 semanas.

Conheça, abaixo, algumas dicas de como prevenir as frieiras:

– Lave seus pés diariamente;

– Seque os seus pés cuidadosamente, principalmente entre os dedos;

– Use meias de algodão, e troque-as diariamente, ou até mais freqüentemente caso estas fiquem úmidas. Não use meias feitas de material sintético pois este tipo de material não absorve a umidade adequadamente;

– Se possível, ande descalço em casa;

– Coloque talco anti-fúngico nos seus sapatos.

 

Por Malanny Serejo

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Ainda sem avaliação)

Deixe um comentário