Página inicial » Saúde » Frieiras nos Pés – Tratamento

Frieiras nos Pés – Tratamento

Atualizado em:

frieira ou pe de atleta Tratamento Frieiras nos Pés   Tratamento

As frieiras nos pés ou pé de atleta é uma doença infecciosa muito comum principalmente nos adultos o seu aparecimento se deve a umidade dos pés onde o fungo Tricophyton se desenvolve.

A frieira nos pés tem o nome popular de pé de atleta pois costuma ser transmitida em ambientes de grande circulação de pessoas, como é o caso dos chuveiros dos atletas, onde a contaminação se propaga.

Os fungos que causam pé-de-atleta podem  ser encontrados em assoalhos,  meias e roupas. Os fungos podem até se espalhar de uma pessoa para outra através de contato com estes objetos. Porém, sem as condições adequadas para sua multiplicação (ambiente úmido, quente), o fungo não irá infectar a pele.

Os principais sintomas da frieira ou pé de atelta são : pés que coçam ou ardem. A pele frequentemente descama e em casos mais graves  se formam fissuras, que podem sangrar assim como tornar-se muito dolorosas.

Tratamento para frieiras no pés ( Pé de atleta):

Primeiro seque bem os pés, principalmente entre os dedos. Use, outra toalha limpa e seca. Pode colocar também um algodão entre os dedos dos pés, isso ajuda a manter os dedos secos.

O uso diário de meias de algodão, ajuda a manter o suor distante da sua pele, pode ajudar no tratamento. Além disso é importante trocá-las diariamente.

Em casos mais graves o uso de antifúngicos prescritos por um dermatologista. Podem ser cremes ou comprimidos, dependendo da gravidade do caso. O tratamento deve ser realizado por um período de 4 semanas.

Vale lembrar que sapatos ou tênis muito fechados sem ventilação também podem ser prejudicais para o tratamento das frieiras ou pé de atleta.Por isso use calçados bem ventilados. Se possível, use sandálias ou calçados com abertura para os dedos.

Calce chinelos quando for utilizar banheiros e vestiários de clubes ou escolas para não se reinfectar nem passar a infecção para outros.Observe também as unhas dos dedos dos pés. Se estiverem grossas, esbranquiçadas ou descoloridas, podem ter sido infectadas pelo fungo e requer cuidados médicos especiais.

Como prevenir o pé-de-atleta ou frieira nos pés ?

- Lave seus pés diariamente.
- Seque os seus pés cuidadosamente, principalmente entre os dedos.
- Use meias de algodão, e troque-as diariamente, ou até mais freqüentemente caso estas fiquem úmidas. Não use meias feitas de material sintético pois este tipo de material não absorve a umidade adequadamente.
- Se possível, ande descalço em casa.
- Coloque talco anti-fúngico nos seus sapatos.

Revisado por: em .

Sobre TodaPerfeita

5 comentários

  1. É mto viciante coçar os dedos dos pés, ainda mais colocando água quente fervendo neles.. passa a coceira que uma beleza!!!

  2. A dor é insuportavél.
    Quase ranco os meus dedos de tanto coça-los!!!!

  3. doi de mas senhor acabei de ter uma

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>