Página inicial » Saúde » Fucus Vesiculosos – Para quê Serve?

Fucus Vesiculosos – Para quê Serve?

Atualizado em:

fucus vesiculosos Fucus Vesiculosos   Para quê Serve?

Também chamada de alface do mar, a Fucus Vesiculosos, trata-se de uma alga de cor castanha muito abundante nos rochedos submersos das costas do Oceano Atlântico, Pacifico e Mar do Norte. Diferencia-se das outras algas, pelo poder de acumular quantidades consideráveis de iodo encontrado na água do mar. Devido a alta concentração de iodo, o fucus vesiculosos é considerado um poderoso estimulante da glândula tireóide.

  • A fucus vesiculosos possui os seguintes constituintes químicos: ácido algínico, polissacarídeo, polifenol, bromo, iodo, potássio, sódio, vitaminas, minerais e aminoácidos. Foi muito popular no século XVIII para o tratamento de tumores, asma e doenças de pele, mas deixou de ser usada para estes fins no inicio do século XIX, com a descoberta do iodo. Algas microscópicas, são colhidas na maré baixa e deixadas secas ao sol. Quando retiradas, elas podem aumentam o seu tamanho em até 10 vezes, uma peculiaridade que é muito explorada para fins terapêuticos.

  • A planta pode ser eficaz no tratamento do bócio, da obesidade, vesícula, bulimia, acelera o metabolismo, possui ligeira ação diurética e pode ser usado como complemento da dieta, por possuir efeito depurativo e laxativo. É indicado em casos de hipotireoidismo e disfunções da tireóide – decorrentes de alterações das taxas de iodo.

fucus vesiculosus 300x225 Fucus Vesiculosos   Para quê Serve?

Como fitocosmético é utilizado no tratamento de celulite e gorduras localizadas.  As partes utilizadas devem ser os talos secos, e a recomendação diária é de 1 a 1,5 gramas por dia. Ou dissolva uma colher de chá com fucus em pó em um copo de água morna ou do líquido de sua preferência e beba duas vezes ao dia. Contudo, não deve ser utilizada por mulheres grávidas em fase de amamentação, nem associá-las com o uso de remédios como as aspirinas.

Por Malanny Serejo

Revisado por: em .

Sobre TodaPerfeita

Um comentário

  1. Quais os lugares onde encontro remedios ou chas a base deste componete(fucus)?

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>