Furúnculo – tratamento e sintomas

Atualizado em:

furunculo Furúnculo   tratamento e sintomas

O furúnculo pode ser definido como abscesso ou infecção piogênica (que provoca pûs) de glândula sudorípara (que produz suor) ou folículo capilar.

Causas do furúnculo

A infecção que causa furúnculo geralmente é ocasionada pela bactéria Staphylococcus aureus A maioria dos adultos é continuamente exposta à bactéria que causa furúnculo, porém não costumam sofrer infecção. Os reservatórios nasais parecem ser a principal fonte de disseminação da Staphylococcus aureus.

Tratamento e cura do furúnculo

E caso de pequenos furúnculos geralmente há cura sem necessidade de tratamento. Algumas vezes, calor úmido permite ao furúnculo criar uma ponta e drenar espontaneamente. O ideal é  fazer compressas quente no local para amenizar a dor e assim ficando mais facíl para a drenagem do pus. Existem tambem algumas pomadas que ajudam a acabar com o furúnculo.

Caso o furúnculo fique localizado e mostre a presença de pus, um médico pode fazer incisão e drenagem, o que irá resolver o problema e a dor .

O uso de terapia antimicrobial sistêmica pode ser indicado para furúnculos associados a vermelhidão ao redor ou com febre. Tratamento com terapia antimicrobial sistêmica também pode ser indicado se furúnculo estiver localizado nos lábios superiores, nariz, face ou testa.

Auto-tratamento do furúnculo não é a melhor coisa a fazer, uma vez que pode ser inapropriado e atrasar a ida ao médico, o que pode fazer com que a infecção se espalhe por isso o ideal é procurar um médico.

Revisado por: em .

Deixe uma pergunta ou sugestão abaixo!