Garganta Inflamada Sintomas e Tratamento

A garganta infamada geralmente se caracteriza como primeiro ou principal sintoma de uma gripe, amigdalite ou até mesmo constipação. A dor de garganta é consequência da inflamação na garganta. Em muitos casos pode vir acompanhada por anginas ou infecção das amígdalas, órgãos linfáticos situados na garganta.O principal causador da garganta inflamada é um vírus mas além do vírus há uma bactéria a chamada Streptococcus que também causa inflamações como as anginas provocando dores e febre.

Por vezes, fatores como o cansaço, stress, fumo, e o consumo de álcool em demasia podem diminuir a resistência e imunidade do organismo, e deixado-o exposto aos causadores das infecções na garganta.

Uma causa vulgar da dor de garganta é a amigdalite. As amígdalas protegem a garganta das bactérias invasoras, mas quando as bactérias são em grande número, as amígdalas ficam infectadas e inflamadas.

A dor de garganta costuma durar três a quatro dias; se a inflamação na garganta persistir durante mais tempo, consulte o seu médico, pois pode ser um dos primeiros sinais de uma doença, como a mononucleose infecciosa ou a papeira. Seus sintomas costuma ser: alargamento  e dor nos gânglios linfáticos, com garganta inflamada, vermelha e inchada, temperatura alta, dor de cabeça, músculos doloridos (mialgia) e dor nas articulações (artralgia).

A maioria dos casos de garganta inflamada dura apenas alguns poucos dias e pode ser aliviada com o uso de analgésicos e antitérmicos. Não é recomendável o uso de aspirina em crianças. Gargarejos com água morna e salgada também podem aliviar a dor. E lembrando que nunca deve se fazer uso de antibióticos por conta própria ou apenas por recomendação de balconistas em farmácias, parentes, vizinhos ou amigos.Ao invés disso, o aconselhável é consultar um médico para determinar a necessidade certa de antibióticos a serem usados.

A dor de garganta também pode ser prevenida com  ajuda de uma alimentação adequada. Para passar longe e evitar quadros do problema, consuma frenquentemente:

– Frutas e legumes, que fornecem vitamina C;

– Aumentos ricos em vitamina A e betacaroteno, como fígado;

(excepto em caso de gravidez), cenouras e espinafres;

– Peixe gordo, que fornece vitamina D;

– Azeite e abacates, fontes de vitamina E;

– Iogurte rico em acidophilus para proteger dos efeitos dos antibióticos.

 

Por Malanny Serejo/ foto : divulgação

 

1 Comentário

  • nossa muito bom saber dessas dicas
    estou com uma imensa dor na garganta
    agora estou mais orientada sobre o assunto!

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